Por Márcio Alexandre
Seria uma irresponsabilidade afirmar que o vereador Lucas das Malhas (MDB) está, no dizer dele mesmo, “seguindo o líder ” quando propõe um projeto para retirar dinheiro da educação e da saúde para pagar diárias operacionais dos Guardas Civis Municipais.
Antes que os maledicentes propaguem, criminosamente, que o Portal Na Boca da Noite é contra os guardas, reafirmamos aqui o nosso compromisso, respeito e admiração pela categoria. A eles deve ser pago tudo o que tem direito. E a prefeitura tem como. Sem mexer na verba da educação e da saúde.
Ao mesmo tempo que não podemos atribuir a quem quer que seja a orientação para que Lucas proponha algo tão nefasto, seria uma atrocidade nos omitir em tornar claro o que quer o jovem vereador.
O que Lucas das Malhas quer, e que o seu projeto deixa claro, é minar as prerrogativas dos parlamentares municipais – ele incluso. Isso mesmo que você, leitor, leu: Lucas quer tirar dinheiro das emendas impositivas.
As emendas impositivas são aquelas que a lei obriga a que os chefes do Executivo paguem, independentemente de quem as proponha. Uma importante prerrogativa dos parlamentares que o Lucas quer transformar em nada. E o pior: atingindo cruelmente quem não merece.
No caso de Mossoró, há emendas impositivas direcionadas à causa animal, a entidades que trabalham com a inclusão, à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
Vejam só a sordidez: como o ato, de forma justa, será reconhecido como aquele que propôs e para que esse proponente não colha ou louros do gesto, acha-se melhor que as entidades não recebam os recursos. Pois bem, em Português claro e direto: é isso que quer Lucas das Malhas. Por quê? Ninguém sabe.
O para que não se justifica. Repetimos: os Guardas Civis merecem e devem receber cada centavo ganho. Tanto do seu trabalho rotineiro quanto de atividades extras.
O prefeito tem milhões de reais disponíveis para remanejar como quiser. A bancada situacionista na Câmara Municipal aprovou o aumento do valor que o prefeito pode gastar a seu bel-prazer. Lucas das Malhas inclusive votou a favor. Terá esquecido disso o jovem parlamentar? De uma só vez, os vereadores que apoiam o prefeito permitiram que ele tenha nada menos que R$ 64 milhões para gastar do jeito que bem entender.
Tirar dinheiro de entidades assistenciais, de instituições filantrópicas, de ações importantes, como o combate ao câncer, é de uma maldade atroz. As estimativas mais otimistas apontam que a Liga de Combate ao Câncer poderá deixar de receber pelo menos R$ 300 mil reais.
Causa espécie que alguém tão jovem como Lucas das Malhas já tenha acumulado tanta maldade no coração. Observem: caso Lucas tenha êxito em sua proposta maléfica, a Liga de Combate ao Câncer, que tantas dificuldades enfrenta para realizar sua grandiosa, importante e imprescindível missão, verá parte dos recursos minguarem sem que ninguém saiba o que, de fato, motiva Lucas.
Vejam só: o vereador não está nem aí se alguém deixar de viver porque faltou verba para concluir um tratamento oncológico. Para ficar só num exemplo.
O Portal Na Boca da Noite procurou Lucas das Malhas para ele explicar sua proposta. Para saber se ele não pensou no prejuízo que as entidades terão. Se ele não acredita que sua proposta pode se constituiir em uma tramoia, uma maldade com quem mais precisa, uma traição ao seu eleitor.
O parlamentar não atendeu nossas ligações. Lamentavelmente também não respondeu as mensagens que enviamos pelo celular.
1 comentário
Realmente se for da forma que o blog está divulgando, é muita maldade aos mais necessitados e submissão ao prefeito em uma pessoa só.