A 32ª Expofruit, acontece, durante a noite, na Estação das Artes Elizeu Ventania, de 20 a 22 de agosto, de 18h às 23h, com entrada gratuita. Na primeira noite do evento, aconteceu a Cerimônia de Abertura, onde estava presente o organizador da Feira, o Presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN), Fabio Queiroga, também estavam presentes políticos como a Governadora Fátima Bezerra, o Dep. Federal Fernando Mineiro, a Dep. Estadual Isolda Dantas, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, Secretários de Agricultura e Fruticultura e também a Coordenadora Agrônoma da Apex Brasil, Paula Soares.
Conversamos com o Superintendente do SEBRAE, Zeca Melo, que falou sobre o Feito Potiguar, que é um movimento que valoriza a cultura e a história do Rio Grande do Norte: “O Feito Potiguar é um movimento que resgata e valoriza a nossa cultura e a história, nosso jeito de ser, por isso que é Feito Potiguar, é Feito porque é “que nem nós”, porque é produzido aqui, fabricado aqui, trata aqui e colhido aqui. E nesse embalo nós fazemos nossa parte, que é valorizar quem produz, e temos esse selo de reconhecimento.”
O organizador da Expofruit, Fabio Queiroga, falou sobre a expectativa de negociações e exportações esse ano: “O estado do Rio Grande do Norte se tornou o maior exportador de frutas do Brasil em 2024, então a expectativa de 2025, é que a gente mantenha pelo menos os mesmo números alcançados no ano anterior. A 32ª Expofruit vem pra celebrar esse caso de sucesso com a exportação de melão e melancia, mas também de manga, banana e vários outros produtos que saem das terras potiguares. E esse ano nós estamos acolhendo aqui a Agência de Promoção e Exportação (APEX), com o Programa Exporta Mais, acolhendo produtores e exportadores de frutas de todo o Brasil, em rodadas de negociações internacionais, são importadores da China, Singapura, África, Leste Europeu, negociando frutas brasileiras nas terras potiguares.”
A Expofruit foi se consolidando no calendário de eventos de Mossoró há muitos anos e a Dep. Estadual Isolda Dantas falou sobre a importância desse evento acontecendo na cidade: “Isso é muito importante para Mossoró, principalmente nesse momento em que o Brasil sofre esse tarifaço dos EUA, essa Feira nos ajuda a fazer a articulação, nos ajuda a construir outras alternativas com outros mercados internacionais. Então Mossoró no foco, no centro e mais uma vez fazendo história, fazendo a maior feira da América Latina.”
O Dep. Federal, Fernando Mineiro, também falou sobre a importância dessa Feira acontecendo no nosso país: “A fruticultura do estado vem se destacando, não só a nível do Brasil, mas a nível do mundo, aqui a gente já diz que produz o melhor melão e a nossa participação aqui tem um objetivo, que é estimular para que haja um conexão entre a agricultura familiar com as empresas, pra que ela possa produzir não somente internamente, mas também externamente.”
O Banco do Nordeste vem investindo na Agropecuária do Rio Grande e esse ano investiu 1 bilhão de reias, contou o Diretor de Planejamento, Aldemir Freire: “O Banco do Nordeste financiou 800 milhões em 2024, na Agropecuária do Rio Grande do Norte, em 2025 nós vamos ampliar esse financiamento para 1 bilhão de reais, é mais ou menos 1/3 de todo o financiamento que o banco faz aqui no estado, é voltado pra Agropecuária e parte expressiva desse financiamento, é aqui na região.”
A reportagem da FM 98 e do Portal na Boca da Noite, está fazendo a cobertura desse evento com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Governo que Fez, Governo que Faz!”
Reportagem e imagens de Lisa Gomes e Pedrina Oliveira

