Pedrina Oliveira
Especial para o Blog Na Boca da Noite
O final de semana foi marcado por homicídios, tentativas de homicídios, prisões em flagrante, roubos, furtos, violência doméstica, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, além de um caso de morte natural dentro de uma penitenciária e de uma morte por afogamento, e três mortes por atropelamento. Todos estes fatos, nas regiões do Oeste, Costa Branca e Vale do Assú, no Rio Grande do Norte.
O primeiro caso aconteceu na manhã de sexta, 15 de abril, em Mossoró, no bairro Vingt Rosado, onde policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar avistaram duas mulheres e um homem em atitude suspeita na praça daquela localidade, local em que faziam patrulhamento.
A polícia informou que viu uma das mulheres entregando algo para um homem que escondeu rapidamente no bolso. Os policiais suspeitaram e, em revista, localizaram drogas com as duas mulheres. Os três foram conduzidos para a delegacia de plantão da Polícia Civil onde as mulheres foram autuadas por tráfico de drogas e associação ao tráfico.
Elas foram identificadas por Juliana Silva de Oliveira, 23 anos e Yhane Ellen Conceição da Silva, de 20 anos. As duas foram encaminhadas para a penitenciária onde estão à disposição da Justiça. O homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por consumo de drogas sendo liberado em seguida.
No início da noite de sexta, na região da Várzea, no bairro Alto São Manoel, um jovem de 19 anos foi baleado. Segundo a Polícia Militar, a vítima, identificado como Eriswagner Lucas Matins da Silva, que estava bebendo com os amigos quando se desentenderam e um deles sacou uma escopeta calibre 12 e atirou no tórax de Eriswagner.
Ele foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto São Manoel. Mas, precisou ser transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital Regional Tarcísio Maia onde segue internado.
Ainda na noite de sexta, em Assu, policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar prenderam Jefferson Kleber Lira da Silva, 29 anos. Com ele havia uma pistola que o mesmo confessou ser de sua propriedade. Os policiais o encaminharam para a delegacia de plantão da Polícia Civil de Mossoró onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Ainda foi arbitrada uma fiança mas não foi efetuado o pagamento, sendo encaminhado para a cadeia pública onde está à disposição da Justiça.
Também no dia 15, um casal foi preso suspeito de furtar vários botijões de gás de cozinha na cidade de Apodi. O homem maior de idade com apelido de “Papudinho” e a mulher maior de idade também, com apelido de “Pedrita”.
A polícia recebeu informações que na cidade de Apodi estavam acontecendo vários arrombamentos e vários furtos de botijões. Após a prisão, o casal que foi encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil de Mossoró e após a oitiva com o delegado, confessou os crimes e ainda informou a respeito do receptador, um comerciante que comprava os botijões furtados e os revendia. A Polícia Militar apreendeu seis botijões de gás, dois relógios, um cordão, um celular e duas bolsas de mão.
Na madrugada de sábado, 16 de abril em Assu, a Polícia Militar, através do 10° Batalhão, tentou abordar Wesley Borges da Silva, que saiu em fuga pulando os muros após a chegada da força de segurança. Segundo a polícia, populares acionaram a viatura policial informando que o homem invadiu uma casa na Rua Ademar de Sá Leitão no bairro São João. O suspeito foi preso e encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil em Mossoró. Na delegacia, foi visto um mandado de prisão aberto em seu desfavor. Ele foi conduzido para a cadeia pública.
Um detento da penitenciária Doutor Mário Negócio em Mossoró foi encontrado morto na manhã de sábado. Trata-se de José Mário Pereira da Silva Filho, mais conhecido como “Marinho”. O SAMU foi acionado e o médico atestou morte natural. O corpo foi recolhido e conduzido para o ITEP.
Em Apodi, na noite de sábado, um jovem foi morto e uma criança de 10 anos ficou ferida após serem atingidos por disparos de arma de fogo no bairro São Sebastião, próximo do Parque da vaquejada.
O jovem foi identificado por Elviro Júnior e a criança foi atingida por uma bala perdida sendo socorrida para o hospital da cidade. Mas, precisou ser transferida para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.
Também no sábado, em Mossoró, um homem de 47 anos foi preso através do Segundo Batalhão da Polícia Militar após ser suspeito de ter furtado uma bicicleta em um supermercado no centro da cidade.
Segundo a polícia ele é suspeito de ter furtado cerca de cinco bicicletas no local. Foi conduzido para a delegacia de plantão da Polícia Civil, onde foi autuado por furto e encaminhado para a cadeia pública.
Na tarde de sábado, em Mossoró, um preso de justiça, por crime de homicídio e roubo, identificado por Paulo Felipe de Araújo, mais conhecido por “Pamonha”, foi executado no meio da rua numa região conhecida como Várzea, no bairro Alto São Manoel.
De acordo com a polícia, a vítima rompeu a tornozeleira eletrônica. “Pamonha” era o principal suspeito de ter atirado no dia anterior, em Eriswagner ,com uma escopeta calibre 12 no tórax.
Segundo o ITEP, no local foram encontradas 35 cápsulas de pistola calibre 380. A maioria dos tiros foram na região da cabeça, o que caracteriza o crime como sendo uma execução.
No sábado, em Assu, a Polícia Militar, através da Força Tática que fazia patrulhamento no bairro Vertentes, avistou dois homens em atitude suspeita que empreenderam fuga após verem a viatura policial. Um suspeito conseguiu fugir e o outro foi capturado dentro de uma residência abandonada.
Nesta residência, a Polícia Militar localizou 792 pacotes de cigarro estrangeiros. O suspeito foi encaminhado para a delegacia da Polícia Federal de Mossoró.
Na noite de domingo, por volta de 19h45, na cidade de Mossoró, em uma calçada, próximo a Cobal, um jovem de 16 anos foi baleado com um tiro na perna e outro nas nádegas. Ele foi socorrido por uma ambulância do SAMU e encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia sem risco de morte. Segundo a polícia, o jovem confirmou que os tiros foram disparados de dentro de um veículo Gol na cor branca. A Polícia Civil vai investigar esta tentativa de homicídio.
No setor rodoviário, aconteceram dois acidentes, sendo um em Mossoró, no sábado, onde uma mulher colidiu a sua motocicleta com um cachorro que estava no meio da rua na Avenida Alberto Maranhão, no bairro Belo Horizonte. A mulher foi socorrida pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
E por volta das 20h de domingo, dia 17 de abril, na cidade de Guamaré, três amigos que pedalavam na BR-406, foram atropelados por um automóvel. O motorista fugiu do local sem prestar socorro. Um quarto amigo que pedalava, ouviu o barulho, voltou e entrou em estado de choque ao se deparar com os três amigos mortos na pista. Todos os três corpos foram recolhidos e encaminhados pra o Instituto Médico Legal ( IML) do ITEP de Mossoró.
E na delegacia de plantão da polícia civil ainda no domingo, foi registrada uma morte por afogamento na cidade de Ipanguaçu, em um rio, às 11:30h da manhã, onde a vítima foi identificada por Francisco Canindé de Almeida. Também foi registrada uma prisão em flagrante através da Lei Maria da Penha, onde André Anderson Oliveira Araújo morador da cidade de Areia Branca foi preso pela Polícia Militar após agredir a sua namorada.
A polícia também prendeu Edson Xavier da Silva por tentativa de furto em Assu. O suspeito estava em um centro administrativo, já havia separado vários objetos, mas não conseguiu sair do local. A polícia foi acionada por populares e o encaminhou para a delegacia de plantão da Polícia Civil em Mossoró onde, após ser autuado, seguiu na amanhã desta segunda, dia 18, para o sistema prisional.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com