O eleitor deve estar se perguntando: quem está mais preparado para enfrentar essa nova realidade vivida na política de Mossoró? Estamos vivenciando um sentimento de mudança do nosso eleitorado e isso terá impacto forte na sua escolha no próximo ano.

Essa nova realidade é fruto do sentimento evocado pelas ocorrência de 2020 onde o povo votou com o desejo de mudança e a esperança de renovação. No caso de Mossoró, houve a derrota de uma oligarquia e uma renovação significativa na Câmara Municipal.

Para a Assembleia Legislativa, a expectativa é que o eleitor leve em consideração esse novo cenário. Para fazer sua escolha, os mossoroenses observarão de forma detida cada um dos candidatos e candidatas. Opções, porém, não faltarão.

Hoje, cerca de 10 nomes de Mossoró são apontados como prováveis candidatos em 2022. Número muito parecido com o que tínhamos em dezembro de 2017. Naquela oportunidade, despontavam como pré-candidatos Larissa Rosado, que buscava retornar à AL; empresário Jorge do Rosário (PR, hoje PL), ex-candidato a vice-prefeito; vereadora de primeiro mandato Isolda Dantas (PT); ex-prefeita de dois mandatos Fafá Rosado (PMDB); ex-deputado estadual de três mandatos Francisco José (PPL); geólogo e ex-candidato a prefeito Gutemberg Dias (PC do B); sindicalista Alysson Bezerra (Solidariedade) e o funcionário da Caern João Maria (Avante). Dessas pré-candidaturas, só não vingou a da ex-prefeita Fafá Rosado.

Atualmente, despontam como pré-candidatos a deputado estadual para 2022: vereadores Isaac da Casca (Democracia Cristã), Cabo Tony Fernandes (Solidariedade), Gideon Ismaías (Cidadania), Larissa Rosado (PSDB), Zé Peixeiro (PP), servidor público Felipe Rodrigues, empresário Jorge do Rosário (PL), deputada Isolda Dantas (PT) e ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Desses, com certeza estará na disputa a deputada Isolda Dantas que tentará à reeleição, e muito provavelmente Rosalba Ciarlini.

Historicamente, Mossoró sempre elegia um representante para a Assembleia, ciclo quebrado nas eleições de 2014, quando nenhum nome com base eleitoral na cidade conseguiu se eleger.

Naquela oportunidade, foram apurados 105.149 votos válidos, dos quais apenas 35.866 foram dados aos candidatos de Mossoró, na seguinte ordem de votação: Larissa Rosado (então no PSB), 24.585; Leonardo Nogueira (DEM), 9.111; Neto Vale (PC do B), 1.243; Gladestone Heronildes (PMDB), 770; e Edson Barbosa (PV), 157 votos.

Em 2018, dos 10 candidatos mais votados em Mossoró, 5 conseguiram se eleger: Isolda Dantas, Doutor Bernardo, Allyson Bezerra, Coronel Azevedo e Souza. Curiosamente, a mais votada entre todos, Larissa Rosado, não conseguiu voltar à Assembleia. Dos eleitos, 2 tem base em Mossoró: Allyson e Isolda. Agora, Mossoró conta apenas com o mandato de Isolda, já que Allyson renunciou para assumir a prefeitura da cidade.

Dos 10 candidatos que mais receberam votos dos mossoroenses nas eleições passadas para deputado estadual, 7 eram de Mossoró: Larissa, Allyson, Isolda, Jorge do Rosário, Flávio Tácito, Daniel Sampaio e Gutemberg Dias.

Em 2018, quase 260 candidatos a deputado estadual obtiveram votos em Mossoró. Do próprio município, também foram votados: Genildo da Barrinha (1.671), Assis Filho (565), Zacarias Marinho (431), Irmã Ceição (412), Neto Rapadura (265), Cinquentinha (200), Micael Melo (146), Luiz Gomes (82) e Samara Francione (4).

Outro dado importante a ser considerado, dos 24 eleitos naquela ocasião, todos foram votados na cidade: Vivaldo Costa, Tomba Farias, José Dias, Eudiane Macedo, Raimundo Fernandes, Ubaldo Fernandes, Cristiane Dantas, Kléber Rodrigues, Galeno Torquato, Sandro Pimentel, Nélter Queiroz, Francisco do PT, Kelps Lima, Gustavo Carvalho, Ezequiel Ferreira, Getúlio Rêgo, Hermano Morais, George Soares, Albert Dickson, além dos 5 já citados: Allyson, Isolda, Souza, Doutor Bernardo e Coronel Azevedo.

Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Mossoró tem um expressivo número de votantes, quantitativo suficiente para eleger, sozinha, mais de um candidato. Para o próximo ano, caberá aos interessados realizar ações e apresentar uma plataforma político-eleitoral que coadune com o sentimento de mudança que o eleitor vivencia. Ao eleitor, cabe a responsabilidade de captar as reais intenções e capacidade dos candidatos. E mais que isso, que a cidade e a região elejam pessoas capazes de contribuir verdadeiramente com o seu desenvolvimento.

Veja abaixo, número de eleições anteriores, com o desempenho eleitoral dos candidatos em e também de Mossoró:

 

Mais votados em Mossoró em 2014

1° – Larissa Rosado (PSB) – 24.585

2° – Galeno Torquato (PSD) – 12.306

3° – Leonardo Nogueira (DEM) – 9.111

4° – Souza (PHS) – 4.186

5° – Getúlio Rêgo (DEM) – 3.496

6° – Adnúbio Melo (PSDC) – 3.471

7° – Bispo Francisco (PSC) – 2.130

8° – Kelps Lima (SDD) – 2.111

9° – Jacó Jácome (PMN) – 1.929

10° – Carlos Augusto Maia (PT do B) – 1.846

 

Mais votados em Mossoró em 2018

1°. Larissa Rosado (PSDB) – 17.753

2°. Allyson Bezerra (Solidariedade) – 13.095

3°. Jorge do Rosario (PR) – 12.017

4°. Isolda Dantas (PT) – 11.031

5°. Bernardo Eleito (Avante) – 4.543

6°. Flavinho (PPL) – 4.279

7° . Souza (PHS) – 3.073

8°  – Daniel Sampaio (PSL) – 2.881

9° . Gutemberg Dias (PC do B) – 2.205 votos

10°  Coronel Azevedo (PSL) – 1.910

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo