O sistema de transporte coletivo urbano de Mossoró segue com problemas e prejudicando os usuários, que voltam a fazer denúncias sobre o assunto. Moradores da Nova Mossoró, do Salto de São Manoel e dos Abolições relatam dificuldades e prejuízos com o sistema.
Na Nova Mossoró a reclamação é de que não o sistema não contempla aquela importante comunidade. “As pessoas que moram e aqui que trabalham precisam passar a semana na casa de parentes em bairros onde o ônibus passe”, revela Monalisa Ferreira, ela mesma obrigada a abandonar a própria casa de segunda a sexta-feira para conseguir se deslocar ao trabalho.
Moradores dos Abolições e dos bairros localizados na área do Alto de São Manoel, por sua vez, denunciam que há somente uma linha para cada área e que os ônibus demoram. Além disso, nos horários de pico estão sempre lotados. “Um desrespeito”, aponta Francisca Maria da Silva.
Eduardo Pereira diz que a falta de linhas tem como consequência a demora pois a quantidade de ônibus é insuficiente. “Saio do trabalho às 17h e tenho que ficar até as 18h esperando por um ônibus. Absurdo e perigoso”, define o trabalhador.
Helena Mendes vê outro grave problema na superlotação doe veículos: o perigo de contágio pelo novo coronavírus. “Os casos de covid aumentando e o trabalhador se obrigando a ficar aglomerado dentro dos poucos ônibus”, afirma, preocupada.
Monalisa e Eduardo disseram ao Blog Na Boca da Noite que já denunciaram os problemas várias vezes no aplicativo que a prefeitura criou, mas o sistema segue na mesma situação, prejudicando os usuários.
O Blog Na Boca da Noite apresentou as reclamações à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM). Por meio de nota enviada por sua assessoria de comunicação, o órgão informou que segue buscando alternativas para melhorar o sistema, que se reuniu com empresários do setor na busca de medidas e que estudos que determinarão o retorno dos itinerários estão sendo finalizados.
Veja a nota na íntegra:
Nota
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), informa que segue buscando alternativas para o retorno gradual dos itinerários de transporte coletivo no município.
Destaca que nesta quinta-feira (4), ocorrerá mais uma reunião com representantes da empresa responsável pelo transporte público do município para discutir medidas a serem tomadas.
Enfatiza ainda que o município está em fase de finalização dos estudos técnicos de viabilidade para a retomada gradual dos itinerários.
04 de novembro de 2021
Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com
