Na próxima sexta-feira, 24/9, o movimento global Fridays For Future e outros movimentos sociais irão realizar uma nova Greve Global Pelo Clima. O ato é uma resposta aos desafios impostos pela emergência climática ao Brasil e ao mundo. No Estado, o movimento está sendo organizado pelo movimento “Greve Climática Potiguar”, coletivo da Fridays For Future no RN, com o apoio de outros movimentos ambientais, estudantis e trabalhistas.

Por enquanto as cidades confirmadas são em Mossoró, que trará o ato às 16h na Praça Rodolfo Fernandes (Pax) e na capital, Natal, às 15h no Shopping Midway Mall. Com o tema “Descolonize o Sistema”, a manifestação apresenta pautas relacionadas às crises da saúde pública, sociopolítica e econômica que o mundo enfrenta.

Os jovens ativistas climáticos têm dialogado sobre a importância de lutar por cada fração de grau de temperatura e enfrentar as injustiças climáticas que nós vivemos. Atualmente, o movimento jovem está colocando um destaque especial na interseccionalidade da crise climática com outras crises socioeconômicas como racismo, sexismo, capacitismo, desigualdade de classe e outras que amplificam a crise climática.

As vitórias históricas de ações coletivas provaram a necessidade por uma juventude que deve permanecer unida à luta multisectorial e intergeracional por um futuro melhor para todos; um futuro onde pessoas e o planeta são prioridades.

“Precisamos ganhar as ruas para defender a justiça e a segurança climática. Se continuarmos deixando o diálogo sobre a crise climática em ambientes fechados, como o meio científico, as propostas de soluções que visem a igualdade e participação de todos, sobretudo daqueles que serão mais afetados de forma desproporcional, não serão efetivas e aplicadas, dessa forma acelerando ainda mais as consequências dos problemas climáticos”, diz Guto Gabriel, ativista da Fridays For Future em Mossoró.

Os atos no Rio Grande do Norte trarão um diálogo sobre a importância da ação climática de forma local, bem como a sensibilização dos presentes sobre as mudanças climáticas e os impactos já perceptíveis no nosso Estado.

“Utilizaremos de recursos audiovisuais, discursos nos locais e exposições fotográficas para chamar a atenção dos potiguares. Estaremos juntos, mais uma vez, em defesa de todas as formas de vida e nos mobilizando enquanto juventudes comprometidas com o presente e futuro de toda a humanidade!”, explica Hyally Carvalho, ativista da Fridays For Future em Caicó.

Fridays for Future – O movimento começou em 2018, quando uma garota de 16 anos, Greta Thunberg, faltou à escola na sexta-feira para protestar contra a inércia dos políticos no que refere à ação contra a mudança do clima o que culminou na formação do movimento Fridays For Future (Sextas pelo futuro).

Desde que a iniciativa ganhou o Prêmio Nobel da Paz, várias outras greves surgiram em todo o mundo e expandiu as discussões sobre mobilização e conscientização sobre o clima. Aqui no Brasil as discussões sobre o movimento começaram no primeiro semestre de 2019, no ano em que as queimadas da Amazônia chegaram a níveis alarmantes e nos mostraram que o mundo está, de fato, entrando em um colapso socioambiental. Inúmeras cidades brasileiras aderiram às greves orientadas pelo movimento global.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo