Novo programa Agro+RN promove sustentabilidade no setor rural do RN

Iniciativa oferece consultorias especializadas, capacitações e acesso a crédito para impulsionar a gestão e a inovação no campo

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Os produtores rurais do Rio Grande do Norte têm uma nova oportunidade de desenvolvimento de suas propriedades. O Sebrae-RN lançou este ano, 2025, seu mais novo programa para os empreendedores do campo: o Agro+RN. Com uma abordagem estratégica e integrada, o programa possui uma metodologia que inclui atendimento especializado focado na gestão financeira, no desempenho produtivo e adoção de boas práticas agropecuárias que gerarão indicadores de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Assim sendo, além de apoiar a melhoria da gestão rural, o Agro+RN enfatiza a adoção de inovações e tecnologias sustentáveis nas propriedades, oferecendo soluções práticas adaptadas às necessidades dos produtores do Estado. Nesse sentido, o programa irá reconhecer em formato de um certificado de boas práticas que a propriedade atendida é sustentável e é um modelo a ser replicado. “Afinal, ao integrar práticas sustentáveis, como manejo responsável, agroecologia e recuperação de áreas degradadas, o projeto fortalece a resiliência dos agricultores e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, relata Elton Alves, analista do Sebrae-RN e gestor do Agro+RN.

A grande ênfase, segundo Elton, é a partir de uma avaliação em três esferas, social, ambiental e econômica, elevar o nível da competitividade deste produtor, o desempenho gerencial dele e a responsabilidade também social e ambiental. “Quando isto acontece, temos um modelo de negócio muito mais promissor e funcionando como um agente da cultura da inovação, contribuindo para o desenvolvimento territorial”, pontua.

Outra vantagem é a aproximação entre agricultores e instituições financeiras, facilitando o acesso a crédito e desburocratizando o relacionamento entre bancos e produtores, além de uma agenda totalmente conectada ao plano de ações do Ecossistema Local de Inovação do Agro RN – o ELI Agro.

Acompanhamento contínuo da propriedade rural

Com duração de 12 meses, e podendo ser renovado nos próximos ciclos, conforme perfil e desempenho do empreendimento, o programa oferece consultorias mensais com foco em produtividade e resultados financeiros. A primeira etapa inclui um diagnóstico detalhado da propriedade, identificando o potencial produtivo e propondo um planejamento estratégico para aprimorar a eficiência operacional e diversificar receitas, através da integração de outras cadeias produtivas viáveis para o negócio. Também são avaliadas as condições para captação de financiamento, com suporte técnico para regularização de licenças e outros trâmites burocráticos.

Segundo o gestor do programa, o acompanhamento contínuo permite que cada propriedade tenha um relatório de desempenho, analisando os indicadores de gestão, produtividade e sustentabilidade. Além das consultorias, o programa promove seminários temáticos sobre agricultura orgânica, manejo de pragas, técnicas de cultivo avançadas e boas práticas zootécnicas. Os participantes também terão acesso a dias de campo, oficinas práticas, intercâmbios regionais e missões técnicas para conhecer inovações aplicadas com sucesso em outras propriedades.

Outro diferencial do Agro+RN é a criação de redes de conhecimento, conectando produtores para troca de experiências e aprendizado contínuo. Além disso, conteúdos digitais serão disponibilizados para ampliar o acesso a informações sobre produção, gestão financeira e crédito orientado e assistido.

“A inserção do produtor no meio digital amplia suas possibilidades de inovação e gestão, abrindo espaço para novas formas de criatividade e evolução dos negócios no campo. Com o Agro+RN, o Sebrae-RN reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio potiguar, oferecendo suporte técnico e estratégico para impulsionar a competitividade dos produtores rurais”, Elton Alves.

Os produtores interessados em participar do programa podem entrar em contato diretamente com o gestor, Elton Alves, pelo telefone (84) 99976-0410. Para inscrição, é necessário que a propriedade rural esteja formalizada com CNPJ da atividade rural, NIRF (Número do Imóvel na Receita Federal, agora CIB) ou Cadastro da Agricultura Familiar (CAF/DAP válida).

  • Fonte: ASN/RN
  • Publicidade
  • Publicidade

    Postagens relacionadas

    Deixe um comentário

    * Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais