Considerando que a imagem central da logomarca da TV Band é um “Olho”, o Portal Boca da Noite traz para seus leitores um olhar diferente do instituto Áquila e TV Band/Natal sobre o prêmio dado à Prefeitura de Mossoró pela eficiência administrativa, governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar.
É preciso pontuar de início sobre o princípio básico da boa gestão e o que não pode faltar: políticas públicas municipais são as ações que os governos das cidades desenvolvem para atender às necessidades da população local.

Essas políticas são voltadas para áreas específicas, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, transporte, cultura, habitação, entre outras.

Educação:

Como entender Mossoró como uma cidade eficiente em educação se o gestor sequer garantiu o reajuste anual dos professores? Só esse motivo é suficiente para manchar o título dado pela TV Band/Natal.

Estamos no terceiro ano de gestão esse mesmo gestor ainda não inaugurou uma creche ou até mesmo uma escola ou um centro profissionalizante. Mossoró ainda capenga nos indicadores de avaliação e ainda convive com um grande número de criança de zero a 04 anos fora da creche por não ter vaga no nosso município.

Saúde

No plano de governo de Allyson Bezerra,  ele prometeu zerar a fila de cirurgias em seis messes de gestão e no atual momento essas cirurgias se encontram paralisadas.

Em 3 anos de gestão, o atual prefeito não conseguiu construir uma unidade básica de saúde na zona rural,  onde o atendimento é feito de baixo de uma árvore.

Meio ambiente

Em Mossoró existe um Plano Municipal de Mobilidade Urbana onde 85% das obras previstas no plano ainda não saíram do papel. Exemplo disso são as  obras como Ciclovias, Duplicação da Francisco Mota e da rua Luiz Colombo.

O Boca da Noite pergunta: Mossoró é um exemplo nesse conceito?

A mobilidade influencia diretamente a qualidade e organização da vida dos cidadãos, pois garante autonomia no movimento de ir e vir das pessoas.

Gestão Fiscal e Financeira

Neste quesito, a TV Band e o Instituto Áquila não observaram o fato da falta de capacidade técnica da prefeitura em gerir os seus próprios recursos.

É importante lembrar que tudo o que foi feito até agora na atual gestão de Allyson Bezerra foi tomando dinheiro emprestado.
Se vai tapar um buraco na rua, é com  dinheiro que veio de um empréstimo. Se vai construir um posto de saúde no Muluguzinho, por exemplo, é fruto de empréstimos.

Ou seja, em três anos de gestão Allyson, o município ainda não adquiriu capacidade técnica e financeira para fazer investimento com recursos próprios.

Bem-estar 

É preciso iniciar essa avaliação sobre a ótica da importância da promoção da inclusão e diversidade.

O município sequer tem uma política definida de acessibilidade, e não é nem  capaz de garantir o cumprimento de uma lei municipal e agir como como órgão fiscalizador da sua própria legislação,  como  no caso, por exemplo,  da proibição de ruídos de fogos.
Outros pontos – Para finalizar é importante pontuar a falta de compromisso da gestão com a causa animal, a falta de diálogos com a sociedade civil, a perseguição a servidores,  o desrespeito às instituições e a completa falta de preocupação com o meio ambiente e, nesse quesito,  o Rio Mossoró é apenas um exemplo.

Pelo visto o olho da TV Band fechou as pestanas no momento de premiar uma gestão que ainda não disse pra que veio e que está realizando nos últimos três anos  o que já vinha sendo executado na gestão anterior.

A TV Band/Natal vem ao longo dos últimos anos premiando cidades do RN com prêmios reconhecendo esses munícipios como eficientes na gestão.

A ideia da TV é incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

A gestão Allyson Bezerra vai ter que se esforçar muito pra valer o prêmio e a  TV Band vai precisar melhorar seus critérios, se não quiser que sua importante iniciativa caia em descrédito.

 

 

One thought on “O que a Band TV não viu em Mossoró

  1. A Tv Banda nesses prêmios farsantes, e sem ao menos ouvir só um pouquinho a população, prá avaliar as verdades dos fatos verdadeiros sobre a administração do prefeito Alysson Bezerra. Prá mim, entrou totalmente NO COMPLETO DESCRÉDITO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo