Politician speaking to a large crowd of people is controlled by cords like puppet. (Used clipping mask)

O tirano engoliu o orgulho

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

* Márcio Alexandre

Acuado, assustado, com medo. Inseguro, isolado, sem defesa. O tirano está na defensiva. Todo o mal que prega, planeja e executa pesa sobre seus ombros. Alguns dos erros trazendo consequências. Muitas das irregularidades vindo à consciência. Diversos dos crimes na iminência da comprovação.

Preso pelas circunstâncias. Encurralado pelas suspeitas. Amarrado pelas evidências. Restou a encenação. O espetáculo tosco. O teatro dos horrores.

Para os que são ruins e não cansam de arruinar os outros, só resta uma alternativa: fingir fraqueza. Recorrer ao vitimismo. Dizer-se perseguido.

O tirano tenta se reerguer. Para isso, é preciso engolir o orgulho, mastigar a arrogância, deglutir a prepotência. É ano eleitoral, é necessário fingir-se pequeno para enganar até os grandes.

O ditador quer ditar a narrativa. Do pobrezinho. Do humilhado. Do humilde.

Apesar da encenação, dá para ver nos olhos a maldade. Dá para sentir nas palavras o ódio. Dá para ver nos gestos a vingança.

O tirano encurralado é um perigo. O próprio fingimento é um ataque. É uma forma de colocar os alienados contra quem denuncia as suspeitas. Contra quem publica as irregularidades. Contra quem poderá punir os crimes.

O tirano acuado é capaz de tudo: de roubar e gritar pega ladrão. De matar e consolar a viúva. De dá rasteira e fingir estender a mão. O problema não é o que faz publicamente. O tenebroso é o que pratica às escondidas. Na sombra da impunidade. Na penumbra da maldade. O que destroi quando finge construir.

Para o tirano, não é fácil descer do pedestal. Não é confortável fingir fraqueza. Não é cômodo emular humildade. Mas é a maneira com que ele mais se fortalece: mentindo, fingindo e enganando.

Vocês entendem de quem estamos falando. Vocês sabem o que ele falou. E não acreditaram. O maldoso sempre finge. Bondade ou sofrimento.

* Professor e jornalista

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais