Operação Território Seguro no RN prende 32 pessoas

Operação combate organizações criminosas na Zona Oeste de Natal; armas e drogas também foram apreendidas

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

As forças de segurança do Rio Grande do Norte deflagraram, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15), a “Operação Território Seguro”. Em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as ações foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

No total, 32 pessoas foram presas, além de drogas e armas apreendidas durante o cumprimento de 34 mandados de prisão, busca e apreensão. Foram apreendidos mais de 3 quilos de drogas (maconha e cocaína), R$ 1.804 em dinheiro, quatro armas de fogo e mais de 100 munições de diversos calibres, além de uma roupa operacional de força de segurança e um conjunto, possivelmente de uso institucional.

O objetivo da missão foi estrangular a capacidade estrutural, operacional e financeira de organizações criminosas com atuação no estado. Atuaram no cumprimento das ordens judiciais 83 equipes e mais de 330 profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A atuação integrada alia inteligência, investigação e repressão qualificada, fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado no estado.

“Além da integração entre as instituições, é preciso ressaltar também o trabalho de inteligência desenvolvido para estruturar esse tipo de operação. Foram meses de planejamento até a execução no dia de hoje. Com as diversas informações apuradas durante as investigações, esse material foi apresentado à justiça que concedeu os mandados a serem cumpridos”, destacou o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo.

Ao longo do dia, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em bairros da capital, Região Metropolitana e do interior potiguar, com foco principal na Zona Oeste de Natal. As diligências miraram núcleos operacionais das organizações criminosas, com o objetivo de desarticular cadeias de comando e demonstrar a presença e a força do Estado.

“Para chegar até a operação de hoje, foi montado um planejamento detalhado sobre a região da Zona Oeste de Natal. Um mapeamento inclusive sobre a geografia do local, que inclui morros e áreas de mata. Hoje estivemos na rua para apoiar a Polícia Civil no cumprimento de mandados e, a partir de agora, iremos reforçar a presença da Polícia Militar no bairro”, disse o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da Polícia Militar do RN.

Como resultado imediato, 32 prisões foram efetuadas e itens de alto valor probatório foram apreendidos, incluindo drogas, aparelhos celulares, documentos, valores em dinheiro e outros materiais que fortalecerão o andamento das investigações.

“É importante destacar a maneira conjunta como as forças de segurança têm trabalhado nos últimos anos. Entendemos a ansiedade por parte da população para uma resposta imediata, mas a Polícia Civil tem mostrado que chega com operações que rendem prisões, e vamos nos empenhar ao máximo para sempre apresentar o melhor resultado para a sociedade”, disse o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz.

A “Operação Território Seguro” consolida uma atuação permanente de cooperação interinstitucional voltada à redução da criminalidade violenta, ao cumprimento de mandados judiciais e ao enfraquecimento das facções criminosas envolvidas em homicídios, tráfico de drogas e outros crimes graves no Rio Grande do Norte.

Os presos foram encaminhados para audiência de custódia, e posteriormente seguirão para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. O material apreendido será periciado e incorporado aos procedimentos investigativos em curso.

SESED/Reprodução

Fonte: SESED/ Reprodução

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais