Coube ao senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) fazer o discurso mais incisivo na abertura do ano legislativo no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 2/2, em Brasília/DF.

Rodrigo fez um balanço da atuação legislativa do Senado Federal, mas fez questão de ressaltar que nesse ano será preciso que os vencedores das próximas eleições realizem um grande trabalho e que os perdedores aceitem o resultado das urnas.

O presidente do Senado Federal também destacou que será um grande desafio realizar eleições sem que se tenha a presença de disparos de informações que atrapalham a livre escolha pelo eleitor, numa clara alusão às fake News.

Ao prever um ano eleitoral politicamente “árduo”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou ser fundamental garantir um processo sem manipulação dos eleitores, em especial sem “disparos [de mensagens] que gerem desinformação”. Ele exortou os perdedores das eleições de 2022 a respeitar o resultado das urnas.

“Dos candidatos, acreditemos no debate de ideias, concretude de propostas e respeito às divergências. Das instituições da República, esperemos a fiscalização e punição daqueles que atentem contra o processo eleitoral. Do eleitor, roguemos senso crítico e responsabilidade para distinguir, dentro da sua fatos verdadeiros das inaceitáveis fake news”, declarou o presidente do Senado.

As falas de Rodrigo Pacheco foram um recado direto ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que estava presente à solenidade e foi o primeiro a discursar. Bolsonaro e seu grupo político fazem uso corrente de informações falsas. Além disso, o presidente questiona a segurança das urnas e chegou a dizer que não aceitararia o resultado das eleições.

Em seu discurso de hoje, Bolsonaro fez um balanço das ações do seu governo, mas não deixou de fazer ameaças, dizendo que ninguém deve sugerir mudança no marco regulatório da internet e nem tentar alterar a Reforma Trabalhista.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STT), Luiz Fux, fez discurso protocolar e deixou resumo das ações do órgão com o senador Rodrigo Pacheco.

Já Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, se limitou a apresentar balanço das ações legislativas da Baixa Câmara.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo