Referência nacional na defesa da vida e da dignidade das pessoas em situação de rua, Padre Júlio Lancellotti, cumpre, desde essa segunda-feira, agenda em Mossoró, para conhecer de perto o Projeto Casa da Esperança, iniciativa que será lançada pela Diocese para atender os irmãos e irmãs que vivem essa dura realidade.
Durante sua passagem por Mossoró, Padre Júlio cumpre outros compromisso ]uma programação especial e presidirá a Santa Missa na Catedral de Santa Luzia, hoje, 9 de setembro, às 17h30.
Recentemente, em São Paulo, o Vigário Geral e pároco da Catedral, Pe. Antoniel Alves, foi recebido por Padre Júlio e pôde testemunhar de perto o seu incansável trabalho junto à população em situação de rua e seu envolvimento com as diversas causas sociais.
Quem é Padre Julio Lancellotti
Pedagogo, o religioso foi um dos fundadores da Pastoral da Criança e um dos formuladores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). À frente da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, Padre Júlio se notabilizou pela defesa de pessoas em situação de rua contra opressões, negligências e violências. Ele distribui alimentos e chega a abrigar pessoas nessas condições.
O sacerdote, de 76 anos, é paulistano e também é o responsável pela Paróquia de São Miguel Arcanjo, da Mooca (SP), desde 1986, onde começou o trabalho pastoral com populações de rua, menores infratores e crianças com HIV. Durante a pandemia, ele ampliou essa atuação, com especial ênfase no fornecimento de alimentação. A atuação lhe rendeu um telefonema do Papa Francisco.
O religioso também é autor de livros como “Amor à Maneira de Deus” (editora Planeta) e “Tinha uma Pedra no Meio do Caminho: Invisíveis em Situação de Rua” (Matrioska editora). Em 2022, ele foi eleito o intelectual brasileiro de 2022 pelo prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores.
Programação da Visita do Pe. Júlio Lancellotti à Diocese
Segunda-feira, 08 de setembro
17h – Participação no Programa A Luz da Diocese na TCM-Telecom
Terça-feira, 09 de setembro
08h – Visita às instalações da futura Casa da Esperança no Alto do Louvor.
10h – Reunião na Cúria Diocesana.
12h – Participação no Programa Jornal da Tarde com Saulo Vale na Rádio Rural de Mossoró
17h30 – Celebração da Santa Missa na Catedral de Santa Luzia
19h – Convivência e escuta junto as pessoas em situação de rua, na Praça do Museu Lauro da Escóssia, em Mossoró
Quarta-feira, 10 de setembro
8h – Encontro com o clero, seminaristas e religiosas.
11h – Participação no Programa Manhã TCM.