Essencial para meio ambiente, saúde pública e economia, a correta destinação de resíduos sólidos é objeto de Termo de Compromisso Ambiental, que fortalecerá a sustentabilidade ambiental em Pau dos Ferros (Alto Oeste). Assinado ontem (19), o documento oficializa parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Sebrae no Rio Grande do Norte. Com isso, o Sebrae destinará todos os resíduos recicláveis produzidos na Agência Sebrae no Alto Oeste à Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros (Ascarp).
Essa destinação ocorrerá quinzenalmente. A primeira remessa de material, com 360 quilos de material reciclável, já foi entregue no ato da assinatura do termo de compromisso, na sede da Agência Sebrae no Alto Oeste. O repasse incrementará a produção da Associação de Pau dos Ferros. Somente nos seus cinco primeiros meses de funcionamento, a Ascarp processou 131 toneladas de materiais recicláveis.
Com a parceria, o Sebrae RN reafirma o compromisso com a sustentabilidade. A medida está alinhada às ações do Sebrae para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização dás Nações Unidas (ONU), das quais o Sebrae no Rio Grande do Norte é signatário. Também integra no Sebrae RN ações Ambiental, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês).
De acordo com o gerente da Agência Regional do Sebrae, Renato Gouveia, os benefícios da parceria vão além dos impactos ambiental e social. Segundo o gestor, a iniciativa possui viés estratégico para o desenvolvimento de outros projetos inseridos nos princípios da sustentabilidade.
“Estamos dando um passo importante no sentido de promover ações mais sustentáveis. Essa iniciativa é o começo de um movimento que pretendemos desenvolver, com ações de impacto social e ambiental. É uma parceria que resultará em outros projetos em prol do meio ambiente e da sustentabilidade na nossa região”, ressalta.
Impacto socioambiental
Após a assinatura de Termo de Compromisso Ambiental, participantes do ato visitaram a Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros. Viram de perto a dimensão social e ambiental da Ascarp. A entidade é responsável pelo recolhimento e processamento de todos os resíduos sólidos da região de Pau dos Ferros, que polariza dezenas de municípios no Alto Oeste Potiguar. Em média, a associação processa, mensalmente, 16 toneladas de plástico, 12 toneladas de papelão e outras cinco toneladas de papel.
Cleide Rodrigues, Presidente da Ascarp, comemora a formalização da parceria. Ela acredita que a iniciativa do Sebrae deve estimular a adesão de novos parceiros à associação. “A parceria com o Sebrae é muito importante, e eu vejo como um incentivo a outras empresas para também se tornarem parceiras da associação, trazendo mais benefícios financeiros e sociais aos nossos associados”, pontua.
Composta por 24 associados, a Ascarp é formada por catadores que trabalhavam no antigo lixão de Pau dos Ferros, recentemente fechado. Agora mais organizados e com maior suporte, eles dispõem de meios mais favoráveis para reciclagem e venda do material processado. Isto é: limpando a natureza e gerando renda.
O secretário de Meio Ambiente do município, Vicente de Paula Fernandes, analisa que a cooperação com o Sebrae RN fortalece a política ambiental na cidade. Instituídas pelas leis 020/2023 e 021/2023, a legislação cria, respectivamente, a política de resíduos sólidos e coleta seletiva em Pau dos Ferros.
“São leis que se complementam, com a participação de todos os entes da sociedade, e ter o Sebrae como parceiro nesse processo faz a diferença, pelo exemplo de comprometimento com o meio ambiente e responsabilidade social. Essa parceria contribuirá muito para alcançarmos bons resultados, e nossa ideia e ampliar as parcerias”, destaca.
A agência de Pau dos Ferros iniciou esse trabalho e fornecerá parâmetros e outros dados, a fim de dimensionar o impacto positivo da parceria e embasar sua expansão para outras cidades. Assim, a expectativa é que a correta e quantificada destinação de resíduos sólidos na Agência Sebrae do Alto Oeste se torne referência para outras unidades do Sebrae no estado.
É o que espera a gerente de Gestão Administrativa e técnica responsável pelas práticas de sustentabilidade ambiental do Sebrae RN, Rejane Monteiro. Antes da assinatura do termo de compromisso, ela ministrou a palestra “ESG e Ações Ambientes no Sebrae RN”, na sede da agência Sebrae no Alto Oeste.
Rejane Monteiro considera a correta destinação e a reciclagem de resíduos cada vez mais urgente no mundo, que, na avaliação de ambientalistas, enfrenta emergência climática. Segundo dados apresentados na palestra pela gerente, o Brasil gera 81 milhões de toneladas de resíduos urbanos por ano.
Nesse contexto, o Sebrae RN desenvolve série de ações focadas na redução de impactos ambientais. São boas práticas ambientais que evidenciam o compromisso do Sebrae para o desenvolvimento sustentável. Destacam-se, na sede estadual, o reuso de água do sistema de ar-condicionado, biodigestor, ecopontos e usina fotovoltaica (energia solar).
Somente no triênio 2021/2023, esse conjunto de medidas economizou em energia 757 Megawatt-hora (MWh), desviou do aterro sanitário 25,4 toneladas de resíduos, reutilizou 456,4 metros cúbicos de água e evitou a emissão de 93,5 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Com a parceria em Pau dos Ferros, esse conceito de sustentabilidade do Sebrae ganha força também no interior do Rio Grande do Norte, com reflexos, inclusive, no estímulo ao empreendedorismo, expresso no apoio à recém-criada Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros.
