O número de cadeiras do Legislativo mossoroense em disputa nas eleições do próximo ano deverá ser menor do que o total ocupado atualmente.
É o que prenunciam os dados preliminares do Censo divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números iniciais apontam para uma redução de duas cadeiras. Isso porque o Censo revela que Mossoró ainda não tem mais de 300 mil habitantes.
Pela previsão na Constituição Federal, municípios que tenham acima de 160 mil habitantes até 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. E municípios com mais de 300 mil habitantes podem ter até 23 vereadores.
Atualmente, a Câmara Municipal de Mossoró possui 23 cadeiras parlamentares, já que em dados divulgados anteriormente, o número de pessoas em Mossoró ultrapassava os 300 mil.
O Censo atual, ainda em fase de consolidação de dados, revela que Mossoró tem 264 mil habitantes.
“Quando nós comparamos Mossoró com o censo anterior, Mossoró não diminuiu, houve um acréscimo. O Censo passado deu 259 mil, agora está 264 mil, houve um acréscimo, a questão é que o acréscimo foi menor do que o esperado, quando comparado à estimativa calculada. A estimativa é calculada todos os anos, feita através de cálculo matemático que se baseia nos dois últimos Censos”, explica Hilbrando Reis, recibo do IBGE.
O órgão ainda vai revisar os dados colhidos e até o final do mês fará a divulgação. Caso se mantenha o patamar atual de menos de 300 mil habitantes, em 2024, apenas 21 vagas na Câmara Municipal estarão em disputa.