Pedrina Oliveira

Especial para o Blog Na Boca da Noite

 

Criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para marcar a abertura do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o “Pingo da Mei dia” tornou-se um evento grandioso, reunindo milhares de pessoas a cada edição.

Em 2020 e 2021 por causa da pandemia da COVID-19, a grandiosa festa Mossoroense, conhecida em todo o Brasil por ter o maior bloco junino do país, não foi realizada por causa da COVID-19 voltando no sábado dia 5/6/2022.

A edição de 2022, mostram levantamentos preliminares, foi um dos mais tranquilos dos últimos anos. Foram registradas cerca de 70 ocorrências policiais, número considerando pequeno para um público estimado pela prefeitura em mais de 200 mil pessoas.

A Polícia Militar informou que na segunda, dia 06/06, divulgará um estudo feito junto com a UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) a respeito do número aproximado de pessoas que estavam no local.
Sabendo da possibilidade de ter um número expressivo de pessoas se divertindo atrás dos trios elétricos, as forças de segurança do Estado e do município, uniram forças para combater os crimes que pudessem ser praticados no evento. A decisão do governo estadual de ceder 3 mil Policiais Militares surtiu efeito de primeira.

No Pingo da Mei Dia, segundo a prefeitura, foram 750 agentes segurança, além de 100 homens contratados pela prefeitura para a segurança privada. Também foram instaladas 40 câmeras de segurança, sendo que 8 delas de reconhecimento facial onde a polícia consegue através de um banco de dados, saber se a pessoa é tornozelado ou foragido da Justiça.
A Guarda Civil Municipal informou também que na véspera da festa, montou um ponto extra de atendimento dentro de Teatro Municipal para que assim, a informação dos fatos ocorridos na festa cheguem mais rápido para todos os agentes de segurança. Já a Polícia Civil colocou um ônibus à disposição da população no estacionamento do Teatro Municipal onde foram registrados 17 boletins de ocorrência durante o evento.
A delegacia regional abriu as suas portas também para registrar alguns flagrantes e boletins de ocorrência. Duas pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante e dois boletins de ocorrência foram registrados na delegacia.
Na delegacia regional, o delegado recebeu também 2 aparelhos de celulares que foram achados por dois populares que estavam no circuito da festa. A Polícia Civil informa que os proprietários podem buscar esse aparelhos mediante nota fiscal do mesmo.
Na delegacia de plantão foram registrados 46 boletins de ocorrência sendo que 40 boletins de ocorrência foram registrados por furtos de celulares. Foram registrados também quatro flagrantes de violência doméstica na plantão.

Não houve, de acordo com as autoridades policiais, registro de casos mais graves de violência, o que reforça a ideia de que o Pingo da Mei Dia foi um dos mais seguros dos últimos anos.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo