Polícia Civil desarticula esquema de falsificação de documentos; prejuízo ao RN foi de quase meio milhão de reais

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou nesta quinta-feira (04) a “Operação Fraus”, que desarticulou um esquema de falsificação de documentos para o recebimento indevido de pensões por morte pelo Instituto de Previdência do Estado do RN (IPERN). Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois no Estado do Ceará, dois no Estado de Minas Gerais e um no Estado de São Paulo.

As investigações apontaram que dois irmãos criaram uma certidão de nascimento falsa de uma suposta filha de um ex-auditor fiscal. Dessa forma, os investigados obtiveram ilicitamente a pensão por morte em favor da suspeita em prejuízo do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (IPERN). O valor líquido recebido indevidamente perfaz o montante atualizado de quase meio milhão de reais.

Em relação à suspeita, verificou-se a existência de várias identidades. A perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) concluiu que ela utilizava ao menos quatro identidades falsas.

Além disso, a pedido da PCRN, a Justiça decretou o sequestro dos bens imóveis dos investigados, no montante aproximado de R$ 300 mil.

A operação contou com o apoio da Divisão de Capturas/DOPE/Polinter da Polícia Civil de São Paulo/SP, da 1ª Delegacia de Capturas de São Paulo/SP, da Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária da PCMG, da Polícia Civil do Ceará (PCCE) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS)

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais