A Polícia Civil do Rio Grande do Norte firmou, no dia 24/06, um acordo de cooperação técnica com a Controladoria-Geral da União (CGU), em ato solene realizado na sede regional da CGU/RN, localizada no bairro Tirol, Zona Sul de Natal. A iniciativa tem como objetivo estabelecer mecanismos de colaboração entre as instituições, voltados para o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, com foco na prevenção e no combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, além da promoção da transparência, ética pública, controle social, participação cidadã e fortalecimento da gestão pública.
O termo de cooperação, com vigência de cinco anos, foi assinado pela delegada-geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva, e pelo superintendente da CGU no RN, Rogério Reis, que, junto às equipes técnicas, deram início aos trabalhos para a execução das parcerias entre os órgãos. Também participaram da solenidade: o coordenador da área de ações especiais da CGU, Fábio Gouveia, e a chefe de gabinete, Ana Paula Pachelli.
Entre os pontos previstos no acordo, estão: o compartilhamento de informações, materiais e tecnologias; concessão de acesso a sistemas informatizados desenvolvidos pela CGU e pela Polícia Civil do RN; e a atuação conjunta em ações nas áreas de controle interno, correição, ouvidoria, acesso à informação e ética pública.
A delegada-geral Ana Cláudia destacou que a Polícia Civil já possui histórico de atuação integrada com a CGU, por meio de operações conjuntas, e que o objetivo é ampliar esse alinhamento estratégico para garantir mais efetividade nas investigações e na responsabilização de crimes contra a administração pública.
Também estiveram presentes no ato a diretora do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), delegada Karla Viviane; o delegado Fábio Montanha, titular da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT); a delegada Jaqueline Almeida, também da DEICOT; o delegado José Guedes, da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR); e o delegado Bruno Victor Lessa, da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).
Fonte e imagem: PCRN
