Por Pedrina Oliveira
O que seria um momento de alegria para muitas famílias, a noite de São João, onde muitos brincam em suas casas, seus sítios e suas ruas, foi diferente no assentamento Esperança, na Zona Rural da cidade de Upanema, no Oeste Potiguar, há uns 45 minutos de distância de Mossoró, onde aconteceu um momento de pânico e muita dor para várias famílias. Um duplo homicídio marcou a noite de sábado, 24 de junho de 2023 em que uma criança de apenas 4 anos, foi atingida por uma “bala perdida” no peito, sendo encaminha para o hospital da cidade mas, não resistiu ao ferimento e veio a óbito na unidade hospitalar, um homem foi executado com 6 disparos de arma de fogo, sendo uma nas partes íntimas, e um outro homem, que conseguiu fugir do local, foi baleado.
Segundo o delegado de plantão que esteve no local do crime, Dr. Luís Antônio, na área de lazer do assentamento, amigos jogavam uma partida de futebol e após os pênaltis, três amigos foram beber num local, perto de um posto de saúde, quando, 4 homens saíram do meio do mato , homens encapuzados, e com armas calibre .40 e calibre 12, começaram a atirar nas vítimas que estavam sentadas bebendo. Um homem foi atingido por 6 disparos de arma de fogo, 5 de calibre .40 e provalvelmente 1 de calibre 12 nas partes íntimas, podendo ter sido um crime sexual, disse o delegado. O outro homem disse aos policiais que teve uma arma apontada para a sua cabeça mas, que o homem encapuzado a virou para a vítima que foi executada, Mesmo assim, ele foi ferido, e uma das balas atingiu a criança que brincava na parte da frente do posto. Essa criança foi identificada por Mairon Guilherme de Oliveira Melo e o homem executado era conhecido como Cimar, “filho de Chico Cão”.
Segundo ainda o delegado, momentos antes dos disparos, os dois homens trocaram as camisas para baterem os penáltis e ficarem também como goleiros. Na hora da execução pode ter acontecido a troca do alvo por estarem de camisas trocadas. A Polícia Civil vai investigar esta informação para descobriri quem era o alvo dos assassinos.
A Polícia Civil de Mossoró, com a sua equipe da delegacia de plantão, a Polícia Militar de Upanema, e de Apodi, além da Guarda Civil Municipal de Upanema, não mediram esforços na mesma noite para localizarem os suspeitos. A Polícia Militar de Upanema, entrou no matagal, seguiram o rastro que os criminosos estavam escondidos, e conseguiram visualizar, as marcas, de um tênis, uma sandália, e duas botas, confirmando a participação de 4 homens, além das marcas de 2 pneus diferentes, mostrand que estavam em 2 motos.
A Polícia Militar em diligências localizou dois homens em uma motocicleta. Um homem de botas e outro de sandália, a parte debaixo da sandália era idêntica a foto da marca da sandália no local do esconderijo no mato.. O Outro homem estava sem camisa, sendo que saiu de casa com camisa, fato confirmado pela esposa. Um dos homens confessou a participaão que ficou preso por assalto em Campo Grande, já foi preso com arma de fogo e 27 munições e é suspeito de ter participado neste ano da morte de um homem num cabaré, na saída de Upanema para Campo Grande. Disse também o delegado de plantão.
Todos os fatos serão investigados pela Polícia Civil de Upanema. Os dois homens presos foram identificados como: Maciel Almeida 37 anos , natural de Campo Grande e Douglas Oliveira Gabriel de Caraúbas.
