Prefeito Allyson Bezerra “esculhamba” ano letivo em Mossoró

Gestor promove mudanças no calendário letivo às pressas, na surdina, e sem aviso prévio à população

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Uma verdadeira esculhambação. É assim que está sendo vista por estudantes, pais, professores e funcionários das unidades escolares da rede municipal de ensino de Mossoró o que está sendo feito pelo prefeito Allyson Bezerra (UB).

Na calada da noite, sem nenhuma transparência e sem qualquer explicação ou esclarecimento, a gestão municipal mudou o calendário letivo de Mossoró.

A comunidade escolar mossoroense foi pega de surpresa ao saber, por meio de um comentário em uma das contas da prefeitura nas redes sociais, que as atividades letivas na rede municipal de ensino de Mossoró estão sendo adiadas. As aulas, previstas para começar na próxima segunda-feira, 10/2, foram adiadas para o dia 17/2.

Com a alteração, as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEI´s) estão numa correria para cancelar as atividades da jornada pedagógica programadas para hoje, amanhã e sábado. Em algumas delas, as atividades dessa quinta-feira estão mantidas por não haver tempo hábil para desmarcar compromissos agendados com palestrantes externos às unidades escolares.

Em outras, a sugestão que está sendo discutida é deixar para a próxima semana a programação prevista para amanhã e sábado. “Essa alteração no calendário, de última hora e sem aviso, bagunçou a vida de todo mundo”, relata uma supervisora escolar de uma escola municipal de Mossoró.

As mudanças, feitas com a subserviente atuação do Conselho Municipal de Educação/CME (comandado por Gilneide Lobo, ocupante de cargo comissionado na Secretaria Municipal de Educação) foram feitas sob alegativa de que as matrículas dos estudantes estão sendo prorrogadas. Ocorre que sequer há vagas na grande maioria das unidades de ensino de Mossoró.

Para completar a bagunça que o prefeito está fazendo na educação de Mossoró, em muitas escolas, além de gestor, também não tem supervisor escolar. Os antigos ocupantes desses cargos foram obrigados pela gestão a voltar para a sala de aula sem que fossem providenciados substitutos para eles.

Não é só incompetência, desorganização e maldade que justificam as mudanças às pressas. As alterações – às escondidas, na surdina e na calada da noite -, foram feitas porque as escolas e UEI´s seguem à deriva, sem gestor escolar, uma vez que todos eles foram exonerados dia 30 de janeiro passado.

O Boca da Noite já tinha alertado que as escolas não teriam gestores até o dia 10/2, quando as aulas estavam inicialmente previstas. A Secretaria Municipal de Educação (SME) chegou a sugerir que os gestores ficassem atuando mesmo sem estar nomeados. A maioria rejeitou. Além de terem que trabalhar de graça, não foi dado a eles nenhuma garantiam de que seriam renomeados.

As nomeações – e/ou renomeações – estão empacadas porque a prefeitura não tem dinheiro para a remuneração dessas pessoas. O inchaço na folha de pagamento (com concessão exageradas de benefícios para alguns e aumento no número de cargos comissionados) tem dificultado o pagamento dos salários.

A cada mês, a gestão tem se desdobrado para quitar a remuneração do funcionalismo público. E o tem feito, entre outras, reduzindo o valor, com não pagamento de benefícios legais a algumas categorias (como os servidores da Saúde) e até mesmo zerando o contracheque de outros. Além disso, os trabalhadores sequer sabem se estão recebendo seus salários de forma correta pois desde agosto do ano passado que a gestão Allyson Bezerra não libera os contracheques do funcionalismo público de Mossoró. Para “abafar” essas ilegalidades, a gestão busca antecipar o pagamento para ter mídia positiva a seu favor.

Publicidade

Postagens relacionadas

1 comentário

Sueleide Alves 06/02/2025 - 07:28

A certeza é que a Educação está se afundando, e não devagar, por falta de compromisso, competência e má gestão de um certo ditador que se acha. Deus é maior e o alto preço será pago. De CAMAROTE!

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais