Exagero? Tentativa de doutrinação? Desrespeito ao princípio da impessoalidade na administração pública? Essas são algumas possibilidades que uma questão posta numa prova da rede municipal de ensino de Mossoró estão suscitando.

O teste diagnóstico de Ciências, Geografia e História, trouxe uma questão na qual o aluno teria que responder citando o nome do prefeito Allyson Leandro Bezerra Silva. Para responder ao citado questionamento, a prova trouxe um banco de vocábulos no qual apareciam, entre outras palavras, o nome do gestor. A questão tem causado polêmica.

“Parece uma tentativa de se dar destaque ao nome do prefeito. Para que se vislumbre o caráter pedagógico da pergunta seria importante que também se questionasse sobre os nomes de outras autoridades”, analisa o vereador Francisco Carlos (PP), presidente da Comissão de Educação.

O vereador, que também é professor, ressalta que não se pode desconsiderar a importância da informação – sobre quem é o atual prefeito da cidade, mas acredita que a questão foi posta de forma inapropriada. “Sem colocar questões que citem a governadora do Estado e o presidente da República, fica parecendo uma tentativa de doutrinação, embora esse termo seja um pouco pesado”, avalia.

Francisco Carlos destacou ainda que é necessária uma melhor análise para se observar se não há desrespeito ao princípio da impessoalidade. “A questão foi colocada de uma forma bastante direcionada para ressaltar o nome do prefeito”, acrescenta. A prova foi aplicada com todos os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

O Blog Na Boca da Noite ouviu a Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre o assunto. Apresentamos os seguintes questionamentos: por que a decisão de se perguntar o nome do prefeito, inclusive com a resposta num banco de palavras? Por que não se perguntou também sobre o nome do presidente e da governadora? Não se personalizou a prova com esse tipo de questão? A SME tem registro de que esse tipo de questão já foi feita em outras oportunidades? Não há mensagem subliminar nesse tipo de questionamento?

Por meio de sua assessoria, a SME respondeu apenas que “as questões foram elaboradas por um grupo de professores da rede municipal de ensino, com base nos conteúdos previstos para cada ano. A autonomia docente é sempre respeitada. No contexto dos entes federados, o Município é estudado no 4° ano, por isso a pergunta diz respeito ao nome do chefe do Executivo local”.

Também ouvimos o Conselho Municipal de Educação (CME). O presidente do colegiado, Mauro Marciel, informou que o órgão foi informado em setembro pela SME que seriam elaboradas provas diagnósticas para aplicação com os alunos e cujos resultados se4rvirão para balizar o planejamento pedagógico do ano letivo de 2022. Ele ressaltou, no entanto, que não teve acesso ao teor das questões e que não tinha conhecimento sobre o tema em específico destacado por nossa reportagem.

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

One thought on “Prova para estudantes do 4º Ano traz questão sobre prefeito Allyson e provoca polêmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo