RN bate recorde com 6.426 sistemas instalados de Geração Distribuída

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Em números absolutos a quantidade de sistemas instalados no primeiro trimestre de 2025 foi a maior dos últimos 7 anos, com 6.426, o que corresponde a uma potência instalada de 50,5MW. Além disso, impulsionado pela alta na quantidade de instalações de sistemas residenciais, o qual apresentou um aumento percentual de 6,3% em relação ao 1º trimestre de 2024, a potência instalada total foi a 3ª maior, considerando a série histórica desde o ano de 2015. Esses e outros dados estão disponíveis no Boletim de Geração Distribuída do RN lançado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado pela presença de sistemas de geração distribuída em todas as classes de consumo, investimentos dos setores públicos, aliados à forte expansão de sistemas residenciais, comerciais e rurais, fizeram deste trimestre o maior na quantidade de sistemas instalados considerando os primeiros trimestres dos últimos 7 anos.

Vale destacar que neste período a geração distribuída esteve presente em 160 dos 167 municípios do estado, sendo essa descentralização uma das características marcantes desta forma de gerar energia. É importante destacar que a redução dos valores médios dos equipamentos aliado a uma maior segurança regulatória contribuem para gerar boas perspectivas para a continuidade do crescimento da geração distribuída nos próximos trimestres deste ano.

Assim como nos trimestres anteriores, a classe residencial ocupou a 1ª posição considerando a quantidade de sistemas e a potência instalada. A introdução de novas soluções como o armazenamento de energia por meio de sistemas híbridos (conectados simultaneamente a rede elétrica e a baterias), aos poucos vem se tornando cada vez mais utilizados, especialmente nos sistemas residenciais e comerciais.

“O 1º trimestre de 2025, superou a quantidade de sistemas instalados no 1º trimestre do ano passado. Os sistemas instalados nos 3 primeiros meses deste ano superaram em 83 unidades os sistemas instalados no mesmo período de 2024, um aumento percentual de 27,55% ”, aponta o Boletim.

Natal, Mossoró e Parnamirim ocupam as 3 primeiras posições com as maiores potências instaladas. Estes municípios juntos são responsáveis por 34,77% de toda a potência instalada no período. Apesar de ocupar a 2ª posição levando em consideração a potência instalada, o município de Mossoró lidera o ranking estadual quando o assunto é a quantidade de sistemas instalados, com 1.022.

Além das principais informações frente aos dados coletados no período, o Boletim apresenta uma análise técnica sobre as perspectivas de crescimento do setor, uso de novas tecnologias, além de uma análise comparativa entre os primeiros trimestres de 2024 e 2025. Para acessá-lo, clique aqui.

Fonte: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais