RN ganha esse mês primeiro Museu Indígena do Estado

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

O Rio Grande do Norte ganha esse mê o primeiro Museu Indígena de sua história. Localizado em Apodi, o Museu do Índio Luiza Cantofa, iniciativa da liderança Lúcia Paiacu Tabajara, será inaugurado às 11h do próximo dia 26 de julho.
Atualmente, o local abriga também o Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi. O Museu Indígena está localizado no Sítio Missão I, número 1001, na zona rural de Apodi.
De acordo com o professor e arqueólogo Valdeci dos Santos Júnior, que prestou assessoria na questão do acervo do local, o museu surgiu a partir de esforços individuais de Lúcia Paiacu, que começou a reunir em sua própria casa artefatos arqueológicos indígenas.
“Desde de 2016 que Lúcia vem nessa luta. Começou com o processo de recuperação em um prédio que fica às margens da Lagoa do Apodi, um prédio abandonado que era uma antiga estação de bomba de água, e foi doado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado”, relata Valdeci dos Santos, que é docente do Departamento de História (DH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Ele acrescenta que o imóvel, conhecido como Casa das Máquinas, foi construído há mais de três décadas, mas nunca funcionou. “O local então passou por uma reforma para poder abrigar o museu”, aponta, acrescentando que no local os visitantes poderão encontrar diferentes materiais históricos, como artefatos arqueológicos de lâminas de machado, percutores, batedores, pontas de projétil, cerâmicas, tapeçaria, entre outros.
Valdeci dos Santos revela que em Apodi existem quase 150 indígenas paiacus reconhecidos, que vivem de acordo com as tradições dos seus antepassados e mantendo essa memória como uma forma de perpetuar o grupo étnico que existiu nos séculos XVI, XVII, XVIII.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais