Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Rio Grande do Norte realiza a 2ª edição do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Rede Estadual de Ensino (SIMAIS), com o módulo voltado à alfabetização dos estudantes do 2º ano. Denominado SIMAIS Alfa, este processo avaliativo ocorre em colaboração entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), e as redes municipais de ensino, por meio da parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime-RN), envolvendo 903 instituições de ensino, como escolas estaduais e municipais, e 28.949 estudantes.

Instituído pela Portaria-SEI nº 4488, de 24 de setembro de 2024, o SIMAIS Alfa tem como propósito fornecer informações valiosas para o planejamento escolar e para a recomposição das aprendizagens, contribuindo para fortalecer a alfabetização na rede pública.

A avaliação censitária é aplicada em larga escala e tem como objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes, em especial nas habilidades fundamentais do currículo escolar. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, esta iniciativa permite monitorar o desenvolvimento do currículo potiguar nas escolas, ao mesmo tempo que destaca habilidades que precisam de maior atenção dos professores.

“O SIMAIS Alfa representa uma ferramenta essencial para identificar, com precisão, quais aspectos da alfabetização demandam atenção”, afirma a professora Socorro Batista, secretária de Educação do Rio Grande do Norte. Ela acrescenta que “a iniciativa visa garantir o direito à aprendizagem e reduzir as desigualdades educacionais em nosso estado, ao alinhar as ações pedagógicas com o desempenho dos estudantes”.

A logística do SIMAIS Alfa inclui capacitação prévia dos profissionais envolvidos, que recebem materiais de apoio como manuais, tutoriais e suporte técnico da equipe do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com o coordenador de Avaliação Educacional da SEEC, Afonso Gomes, “a preparação dos educadores e a estrutura fornecida às escolas são cruciais para o sucesso do SIMAIS Alfa. Nossa equipe tem como missão fornecer todo o suporte necessário para que o processo de avaliação seja fluido e produtivo, permitindo um diagnóstico preciso do aprendizado dos estudantes”.

Os resultados das avaliações, calculados pelo CAEd/UFJF, estarão disponíveis na Plataforma de Avaliação SIMAIS, uma ferramenta acessível pela internet, onde educadores poderão visualizar o desempenho dos alunos por componente curricular e ano escolar. Além disso, a plataforma oferece conteúdo complementar como textos, vídeos e podcasts, permitindo aos professores interpretar os resultados e planejar estratégias pedagógicas para melhorar o desempenho dos estudantes.

Essa avaliação diagnóstica também traz um diferencial ao incluir resoluções comentadas e orientações pedagógicas específicas, que ajudam os professores a entender as áreas de maior dificuldade e as habilidades adquiridas pelos alunos. “Nossa intenção com o SIMAIS é proporcionar uma base sólida para a tomada de decisões na educação pública, tanto a nível estadual quanto municipal. Dessa forma, garantimos que o ensino seja cada vez mais eficaz e inclusivo”, finaliza a secretária Socorro Batista.

O SIMAIS Alfa reforça a importância de uma alfabetização completa e inclusiva, alinhando as práticas pedagógicas às necessidades reais dos estudantes. Essa iniciativa contribui para uma educação pública de qualidade, que se adapta e responde aos desafios presentes nas salas de aula potiguares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo