Serra do Mel discute sobre energias renováveis com participação de órgãos federais

Na atividade discutiu-se sobre os impactos da implantação de projetos de energia renovável no município

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Câmara Municipal de Serra do Mel sediou, nesta terça-feira (5), a terceira audiência pública sobre os impactos da implantação de projetos de energia renovável no município. O objetivo do encontro foi dialogar com os moradores, especialmente os proprietários de terras, sobre os efeitos e as alegações levantadas em uma ação judicial que questiona a presença de usinas eólicas e solares em algumas vilas da região.

Durante a reunião, o prefeito Kênio Azevedo reafirmou o apoio da gestão e da maioria dos colonos à continuidade e à ampliação dos empreendimentos de energia renovável.

“A ação judicial não reflete o sentimento da população. Pelo contrário: o que temos visto é a união dos colonos em defesa das eólicas. Nossa gestão quer mais empresas, mais empregos e mais renda para o povo de Serra do Mel”, destacou o prefeito.

O ex-prefeito e atual secretário municipal de Articulação com as Vilas, Josivan Bibiano, também participou do encontro. Segundo ele, os três momentos de debate reforçaram o papel positivo que os investimentos no setor vêm desempenhando no desenvolvimento local.

“Não existe essa ‘síndrome da turbina’ que estão dizendo por aí. Se existisse, a população não estaria crescendo. Nada do que foi apresentado judicialmente condiz com a realidade. Queremos mais eólicas, inclusive nas vilas que ainda não foram contempladas”, afirmou.

A audiência contou com a presença de representantes de diversos órgãos federais e estaduais, entre eles: a Secretaria-Geral da Presidência da República (Kenarik Boujikian, Fábio Tomaz e Taís Macedo), o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Minas e Energia (Rita Alves), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nayara Ayres), o Ministério da Saúde (Cláudio França Neto), o Incra (Hebert Alencar), o Ibama (Tatiana Souza) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – Sedraf (José Flaminio de Oliveira Filho).

O debate segue como pauta prioritária para o município, que busca garantir o desenvolvimento sustentável e geração de oportunidades.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais