A taxa média de ocupação de leitos críticos por pacientes com covid caiu um pouco nos últimos dois dias, chegando a 50% no Rio Grande do Norte. A situação, no entanto, é muito preocupante em algumas cidades e regiões.

É o que acontece, por exemplo, em Mossoró. Município de referência para o Oeste, Mossoró conta hoje com 20 leitos de UTI para pacientes covid, sendo 10 no Hospital Rafael Fernandes e 10 no Hospital Maternidade Almeida Castro. Desses, 16 estão ocupados. A taxa de ocupação é, portanto, de 80% em cada um desses hospitais. Na prática, nesta sexta-feira, 4/11, há apenas 4 unidades disponíveis para Mossoró e região.

Além dessas duas unidades hospitalares, também é preocupante a situação do Hospital Colônia João Machado, em Natal, com taxa de ocupação de 90%; Unidade Materno Infantil Integrada de São Paulo do Potengi, no Seridó, com 83,3% e Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, com 80%.

O cenário epidemiológico atual inspira atenção pelo novo crescimento da pandemia no Estado. De quarta-feira para ontem, o Estado confirmou 235 novos casos de covid, com o registro de 2 novas mortes. Dos casos confirmados da doença, 12 foram em Mossoró, pouco mais de 5% do total.

Os dados dessa matéria são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e da plataforma Regula RN.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo