Uern conquista novos Mestrado e Doutorado

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Os últimos dias tem sido de notícias muito positivas e importantes para a pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern. É que a instituição conquistounada menos que dois novos programas stricto sensu: um Mestrado e um Doutorado.
A Uern teve sua adesão aprovada no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio), coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e oferecido em nove instituições de educação superior públicas do Brasil.
O novo curso passará por aprovação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern (Consepe) e, caso seja aprovado, deverá ofertar vagas ainda neste ano, com previsão de início das aulas para 2024. As atividades acontecerão no campus da Uern Mossoró.
Por outro lado, o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) teve a proposta de criação do Curso de Doutorado em História aprovada nesta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além da aprovação, a Capes concedeu o conceito 5 ao novo Doutorado – a nota mais alta nessa modalidade de curso.
Tendo como objetivo central proporcionar formação continuada que contribua para o exercício da docência em História na educação básica, o ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu construído em rede, com 39 instituições participantes, incluindo a Uern.
Com a aprovação por parte da Capes, a Uern prepara-se para iniciar os procedimentos necessários para a criação do doutorado em História.
A expectativa, afirma o vice-coordenador do Profhistória na Uern, professor André Seal, é que a próxima seleção para alunos do curso de mestrado, ainda neste semestre, conte também com vagas para o novo curso de doutorado, que deve ter início em 2024.
Hoje, 13/7, os coordenadores do programa em cada instituição participante fazem um encontro, em São Luís (MA), para definir questões sobre a instalação do novo curso, incluindo as datas da seleção.
Com a aprovação dos novos cursos, a Uern passará a contar com 23 mestrados, os quais, juntamente com 5 cursos de doutorado (4 já em oferta), têm fortalecido as atividades de ensino e pesquisa na Universidade.
Do total de cursos de pós-graduação da Uern, de acordo a avaliação quadrienal da Capes 2017-2020, 25% dos programas possuem conceito 5, enquanto 35% têm nota 4 e 40%, nota 3.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais