Ufersa coordena projeto nacional que beneficiará 4,8 mil famílias no Semiárido

Como parte desse processo, a equipe da Ufersa participou, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, da primeira Oficina de Alinhamento, em Natal

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) coordena a execução do Projeto Dom Hélder Câmara III (PDHC III), iniciativa do Governo Federal voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à promoção de sistemas alimentares sustentáveis no Semiárido brasileiro.

Como parte desse processo, a equipe da Ufersa participou, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, da primeira Oficina de Alinhamento, em Natal. O encontro reúne representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA/ONU, superintendências estaduais, agentes políticos e técnicos envolvidos.

Representantes das instituições integrantes do Projeto Dom Hélder Câmara III. Foto Cedida/Projeto Dom Hélder Câmara.

Pela Ufersa, a iniciativa está sob a coordenação do professor Jean Berg, que destaca a importância da parceria. “A atuação conjunta entre universidade e órgãos governamentais fortalece a integração voltada a políticas públicas, participação social e articulação federativa, pilares que sustentam a abordagem territorial do projeto”.

A iniciativa tem por objetivo alinhar estratégias, definir responsabilidades e planejar as primeiras ações da terceira fase do projeto nos territórios atendidos. A participação da universidade ocorre por meio de um Termo de Execução Descentralizada – TED firmado com a Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA.

O ciclo de oficinas marca o início efetivo das ações e, nos encontros, os representantes da Ufersa, do MDA e de instituições parceiras discutiram o cronograma de execução, os mecanismos de monitoramento e as estratégias de atuação nos estados, além de refletirem sobre desafios e potencialidades para a implementação do projeto.

Para o professor Rodrigo Codes, reitor da Ufersa e presente na abertura do evento, as ações do Projeto Dom Helder Câmara ampliam a atuação institucional em ações de desenvolvimento territorial. “Nossa comunidade acadêmica tem muita produção em pesquisa e ações extensionistas voltada à inclusão socioprodutiva e à inovação no campo”.

Conheça AQUI o Projeto PDHC III.
Saiba mais sobre o Projeto na Ufersa.

Dom Helder Câmara – O PDHC III busca construir sistemas alimentares sustentáveis e biodiversos, fortalecendo a resiliência de agricultoras e agricultores familiares e contribuindo para a redução das desigualdades de gênero, geração e étnico-raciais, além de trazer para o centro do debate os impactos das mudanças climáticas no Semiárido.

A parceria prevê o alcance direto de aproximadamente 4.800 famílias, com média de 300 por território, priorizando jovens, mulheres, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais