Urgente: Gestão Allyson Bezerra impede crianças de estudar por não estarem usando tênis

Orientação da Secretaria Municipal de Educação é para gestores exigir que estudantes só possam entrar em escolas se tiverem com o referido calçado

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Circula nas redes sociais e em grupos de whatsapp um vídeo em que uma mãe de um estudante da Escola Municipal Raimundo Fernandes denuncia que o filho foi impedido de entrar naquela unidade escolar pelo fato de não estar usando um tênis. O calçado foi distribuído pela prefeitura.

O Boca da Noite consultou gestores escolares sobre o fato. A informação repassada por eles é que a Secretaria Municipal de Educação (SME) determinou que os estudantes somente podem entrar nas escolas devidamente fardados e calçados, uma vez que a gestão municipal distribui fardamento e o tênis.

O Boca da Noite tentou ouvir o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Dantas. Fizemos as seguintes perguntas a ele:

É correto exigir que os estudantes usem fardamento?
Em educação esse tipo de exigência traz benefícios à aprendizagem?
Se o município está obrigando, baseado em qual fundamento legal?

Exigir fardamento é norma moral, ética ou pedagógica?

Essa exigência não deveria estar prevista no regimento das escolas? Todas as escolas do município tem regimento?

Ainda estamos aguardando o retorno do secretário, que nos cumprimentou, mas não respondeu ainda nossas perguntas.

É importante que os estudantes estejam usando fardamento e calçados. Há benefícios nesse aspecto. Todos eles, no entanto, são bem menores que o aprendizado. Impedir que estudantes entrem na escola é tirar-lhes a chance de aprender. Fazer imposições sem que tenha havido discussão com a comunidade escolar é de uma violência sem precedentes.

A exigência do uso de fardamento, mesmo que este tenha sido distribuído pelo município, deve ter previsão no regimento da escola, documento que deve ser elaborado de forma coletiva por todos os que compõem a comunidade escolar, tanto interna quanto externa, com imprescindível participação do Conselho Escolar.

Imagem principal: Print do vídeo postado pela mãe nas redes sociais

Publicidade

Postagens relacionadas

3 comentários

Sueleide Alves 11/06/2025 - 21:07

Eu não acredito!!!! Meu Deus, quanta ignorância dessa gestão. Pra mim, é um crime, sem precedentes. Se ainda tivesse na ativa, jamais deixaria isso acontecer.

Responder
José Dantas da Rocha 12/06/2025 - 15:53

Impede uma criança por causa de um simples par de tênis! E a farda completa já entregaram aos alunos? Que eu saiba este levantamento da farda é feita logo no início do ano pelo aluno matriculado. Respondam seus Babões!

Responder
Aila 12/06/2025 - 16:46

Fardamento??? Na escola que trabalho só veio o tênis. E não foram todos que receberam porque não veio a numeração suficiente.

Responder

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais