Por Daniel Bastos
O Potiguar de Mossoró volta a campo pelo Campeonato Estadual de Futebol somente no próximo dia 12 de março. O Time Macho começou com o pé direito essa segunda fase da competição, o que fez aumentar em seu torcedor a esperança de chegar à grande final.
O excelente resultado contra o ABC, até aqui o melhor time da disputa, ampliou as chances, mas o Potiguar não terá vida fácil.
O Portal na Boca da Noite, analisando os cenários possíveis e já tentando visualizar um prognóstico do que pode acontecer nesse quadrangular, mostra o que o time mossoroense precisa fazer para chegar à grande decisão.
Para que isso aconteça, é importante destacar que a primeira lição que o Potiguar tem a cumprir é vencer seus jogos como mandante. Dessa forma, garantiria 9 pontos fundamentais.
Ora, o Potiguar já venceu o adversário com maior capacidade técnica. Parte da hercúlea tarefa já foi cumprida.
O próximo adversário, também em casa, é o América. O clube da capital, por tudo o que o torcedor alvirrubro conhece, é favorito. Apesar do favoritismo americano, é um jogo mais parelho, do que era contra o alvinegro.
O Potiguar também precisará trazer os 3 pontos do jogo fora de casa diante da equipe do Santa Cruz, que vem se mostrando, até agora, o adversário mais fraco. Nas disputas contra o Santa Cruz, o Potiguar precisa estar mais focado do que nunca, porque precisará vencer em casa e também fora.
Nessa conta, 9 pontos em casa + 3 fora somam 12 pontos. Daí, o que resultar das partidas em Natal contra ABC e América, já seria lucro. Por uma razão simples. As ambas de Natal se enfrentam.
Fazendo as contas por um outro ângulo. Matematicamente, se o ABC se vencer todos os jogos que lhes falta, chega a 15, e isso se concretizando, o América só conseguiria chegar aos mesmos 12 que o Potiguar teria se vencer 3 partidas em casa e uma fora.
Já se o América vencer o ABC em uma das partidas, o ABC também só chegaria no máximo a 12.
Claro que existem outras variáveis, mas se o Potiguar chegar ao número de 12 pontos, muito provavelmente estará classificado à final, e para isso tem que vencer América e Santa Cruz em casa, e vencer uma partida das 3 fora de casa.
O América vive o mesmo cenário do ABC. Disputa outras competições, e talvez precise fazer rodízio de um ou outro jogador. Sem falar nas viagens que terão que fazer para jogos da Copa do Brasil.
O alvirrubro mossoroense tem que aproveitar, e fazer o dever de casa, e buscar essa final muito importante para o time e para a cidade de Mossoró.