A Liga Operária de Mossoró, uma das mais antigas instituições de Mossoró, realizará de 15 a 17 deste mês, na Estação das Artes Elizeu Ventania, o 1º Encontro Mossoroense de Cultura Popular, uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional da Poesia (dia 14), e que reunirá artistas de várias regiões do Estado.
Aprovado no Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura (Lei Câmara Cascudo) e contemplado no Edital “Natural Como Fazer o Bem”, da Potigás, o Encontro contará com recitais, shows musicais, palestras, oficinas e feira de livros, cordéis, artesanato e artes plásticas, sempre a partir das 19h.
Na programação, nomes como o mossoroense Antônio Francisco, principal referência do cordel no Estado e de Paulo Vanderlei, autor de uma biografia em homenagem aos 110 anos de Luiz Gonzaga, que ministrará palestra sobre Gonzagão com a mediação do pesquisador Kydelmir Dantas na sexta-feira (17), além de lançar a obra num momento de autógrafo.
“É um momento muito importante para a Liga nesta sua retomada de atividades, agora voltadas para o setor cultural. Ser contemplado tanto na Lei Câmara Cascudo quanto no Edital ‘Natural Como Fazer o Bem’, da Potigás, é de uma grande responsabilidade para nós e ao mesmo tempo uma alegria em poder propiciar este intercâmbio entre tantos fazedores de cultura do Rio Grande do Norte”, celebra o presidente da instituição, professor aposentado Gilberto Diógenes.
A diretora-presidente da Potigás, patrocinadora do evento, Marina Melo, destacou que: “Este é nosso 4º edital e o 1º com esse montante de recursos. Começamos com cem mil reais e agora, pela primeira vez, ampliamos para setecentos mil através da lei de incentivo, em que o estado abre mão de receitas para apoiar a cultura potiguar. Este ano contemplamos doze projetos distribuídos entre todas as regiões do estado. A Potigás é patrimônio do povo do Rio Grande do Norte e essa é uma forma de darmos nossa contribuição para o desenvolvimento do estado, para além do provimento da infraestrutura e do fornecimento de gás que abastece veículos, comércios, indústrias e residências em solo potiguar.”
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
15 DE MARÇO – NOITE ANTÔNIO FRANCISCO
19h às 20h
– Abertura.
– Instalação da Feira de livros e cordéis.
– Lançamento do Concurso de Cordel “Como fazer o bem”.
20h às 21h
– Recital ABERTO
– Antonio Francisco;
– Segundo Neto (neto de Antonio Francisco);
– Manoel Cavalcante (Pau dos Ferros/RN).
21h às 22h
Maurílio Santos;
Concriz;
Nildo da Pedra Branca.
16 DE MARÇO – NOITE ELIZEU VENTANIA
19h às 20h
Feira de livros e cordéis.
– Documentário sobre Elizeu Ventania;
– Nilson Silva;
– Raimundo Lira; (Martins/RN) e Lúcio da Silva (Mossoró/RN);
– Espetáculo “O fabuloso mundo do ‘Era uma vez”, performance de contação de história com Marcus Vinicius, Mago Anastácio e Maria Furdunço.
20h à 21h
– Recital e intervenções livres por instituições e autores diversos.
21h às 22h
– Genildo e Geová Costa (Grossos/RN).
17 DE MARÇO – NOITE GONZAGÃO
(8h às 11 // 13h às 16h – Na Estação das Artes)
– Oficina de xilogravura com Jeffferson Campos (Bom Jesus/RN).
19h à 20h
Exposições da oficina de xilo;
– Feira de livros e cordéis;
– Palestra com Paulo Vanderlei e Kydelmir Dantas sobre Luiz Gonzaga;
– Lançamento da biografia de Gonzagão por Paulo Vanderlei.
20h à 21h
RECITAL:
– Jadson Lima (Natal/RN);
– Robson Renato (Pau dos Ferros/RN);
– Poetas-mirins (04).
21h à 22h
– Encerramento com forró pé-de-serra de Ailson Forrozeiro.
a programação está ótima, mas é preciso contemplar mais as mulheres artistas, heim?!