É problema nosso sim! Diz o MPRN sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

É problema nosso sim, conhecer para prevenir. Esse é o lema primordial para construirmos uma sociedade livre de violência contra crianças e adolescentes, conforme preveem normativas nacionais e internacionais, a começar pelo artigo 227 da Constituição Cidadã, que coloca as crianças e jovens como prioridade absoluta.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) convoca que é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (Art. 70).

O Brasil assumiu compromisso internacional de as crianças viverem sem violência (Convenção dos Direitos da Criança Decreto 99.710/90), sendo o primeiro signatário. Também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (5.2 e 16.2) eliminar todas as formas de violência, incluindo abuso, tráfico e exploração sexual.

Todas as políticas colocam o Ministério Público em papel fundamental no trabalho de fomentar, induzir e acompanhar políticas públicas nos termos da lei.

🤝 O direito da criança e do adolescente de viver sem violência é dever de toda a sociedade.

Fonte: Ministério Público do Rio Grande do Norte

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais