Técnicos do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresentaram nesta quinta-feira (22/2) das 9h às 13h, para técnicos da II e VIII Regiões de Saúde, no auditório da II URSAP, a apresentação da Estrutura da futura Política de Saúde Mental e Atenção à Pessoa com Necessidades de Saúde decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas do Rio Grande do Norte (PSMRN). A referida política está em construção.

A estrutura da futura Política de Saúde Mental do RN foi apresentada pelos técnicos do Programa de Saúde Mental da Sesap, Franklin Horácio Soares de Castro, Tatiana Schefer e Juliana de Castro Teixeira.

Presentes ao evento a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a Coordenadora da Equipe Técnica, Saudade Azevedo, a Referência do Programa de Saúde Mental da II Ursap, Suzany Soares e técnicos de saúde pública.

“O objetivo deste evento foi discutir os três eixos principais da Política de Saúde Mental do RN. Os eixos são: Atenção e Cuidado Psicossocial; Proteção e Garantia dos Direitos, Intersetorialidade, Cuidado de Base Territorisl e Comunitária e Acompanhamento da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS: Monitoramento e Educação Permanente. Vamos tirar dez propostas de cada eixo”, disse o psicólogo do Programa de Saúde Mental da Sesap, Franklin Horácio Soares de Castro.

A estrutura da futura Política de Saúde Mental do RN já foi apresentada na I, IV, VI e VII Regiões de Saúde.

“A Política Nacional de Saúde Mental é uma política de estado, definida pela Lei Federal 10.216/2001.
A uma boa política de saúde mental é um dos pilares fundamentais para uma sociedade mais solidária, acolhedora, resiliente e equitativa. Compreender a relevância do cuidado em saúde mental é essencial para garantia da integralidade do cuidado à saúde”, disse a Referência do Programa de Saúde Mental da II Ursap, Suzany Soares.

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo