nabocadanoite.com.br
Seja bem vindo
Prefeitura retira de avenida estátua de Santa Luzia

A prefeitura de Mossoró retirou neste domingo, 22/5, a estátua em homenagem à Santa Luzia. O monumento, feito de luzes, instalado na avenida Presidente Dutra, foi desmontado e guardado.
De acordo com informações dos profissionais que desmontaram a estátua, a retirada foi para a montagem de uma fogueira cenográfica no local.
A Prefeitura desmente essa versão. A comunicação do município informou ao Blog Na Boca da Noite que a retirada foi para manutenção da estrutura. Não revelou quando será remontada.

Em 2021, a prefeitura já havia trocado as lâmpadas da estátua, que eram das cores da roupa dela: vermelha e verde, por luzes incolores. Uma desfiguração que acabou sendo aceita pela população. Agora, o monumento foi retirado de vez.

 

Francisco do PT, comemora o início das obras da Barragem de Lucrécia

As obras de recuperação da barragem de Lucrécia teve início a semana passada. O Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai reestruturar os dois barramentos e resolver de maneira definitiva a instabilidade encontrada pelos especialistas do Painel de Segurança de Barragens em 2019. Os investimentos somam R$ 13 milhões, com recursos oriundos do empréstimo junto ao Banco Mundial, e a empresa tem seis meses para concluir a obra.

Paralelamente às obras de recuperação da barragem, está em curso desde o ano passado um Plano de Ação de Emergência (PAE) no munícipio, obrigatório pela Política Nacional de Segurança de Barragens e executado pela Semarh, Projeto Governo Cidadão, Coordenadoria de Defesa Civil Estadual em parceria com a Prefeitura de Lucrécia. Ao mesmo tempo que a obra acontece, estão sendo instaladas placas de sinalização que vão informar aos moradores sobre medidas de segurança.

Para o deputado estadual Francisco do PT o início das obras representa um novo ciclo que podemos chamar de ciclo da esperança onde a população de Lucrécia e região vai poder desfrutar do seu principal manancial com mais qualidade e segurança hídrica. O deputado tem atuação destacada em defesa da educação. Mas o parlamentar tem realizado trabalhos importantes relacionados a outros. Em alguns deles, com reconhecimento e muito relevo. É o que vem ocorrendo, por exemplo, em relação à temática da água. Francisco do PT coordena a frente parlamentar das águas que trata tema como, recuperação de barragens, perfuração de poços e o projeto de integração das aguas do Rio São Francisco.

A barragem de Lucrécia tem quase 90 anos e é de responsabilidade do Governo do Estado. Para se adequar à Política Nacional de Segurança de Barragens e atender as recomendações dos consultores do Painel de Segurança contratados pelo Governo, a gestão está tomando uma série de medidas preventivas, entre elas a execução de um Plano de Ação de Emergência (PAE). Após visita dos especialistas em 2019, foi detectado um indicativo de instabilidade nos dois barramentos e recomendada a realização de obras complementares, que acabaram de começar e devem ser concluídas em seis meses.

Atualmente o reservatório opera em torno de 30% de sua capacidade, percentual necessário para garantir a segurança do manancial e da população. O Igarn está monitorando a barragem e fez a instalação de piezômetros, equipamentos capazes de medir e avaliar a infiltração da água nos dois barramentos. Também está sendo monitorado o volume de água armazenado, as precipitações pluviométricas e comportamento da estrutura dos maciços.

 

Governo do RN lança Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Para fortalecer a integração regional de políticas públicas em torno da produção de alimentos saudáveis, o Governo do Rio Grande do Norte lança, nesta segunda-feira (23), a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). A apresentação do evento – que está programado para ser realizado em junho – será às 10h, no Mercado da Agricultura Familiar (Cecafes), em Natal.

A Fenafes é anunciada como a “Grande Festa da Colheita” e será realizada em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – Unicafes. A iniciativa é da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, acompanhada pela governadora Fátima Bezerra, liderança também à frente da Câmara Temática da Assistência Social.

📝 *SERVIÇO*

🌱🌽 *O QUE:* Lançamento da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES

🗓️ *QUANDO:* segunda-feira (23/05/2022), às 10h.

📍 *ONDE:* Mercado da Agricultura Familiar (Avenida Capitão-Mor Gouveia, 14, R. Jaguarari, 2454 – Lagoa Nova, Natal/RN).

 

Ato neste domingo pede justiça para jovens LGBT´s assassinados em Mossoró

Logo mais às 16h, movimentos sociais e os mandatos da vereadora Marleide Cunha, da deputada estadual Isolda Dantas e da deputada federal Natália Bonavides, todas do PT, estão realizando um ato pela memória e por justiça para Eliel Ferreira, Bruno Allison e Hadirson Caio, três LGBTs brutalmente assassinados em Mossoró no último mês pelo simples fato de serem LGBTs.

Será na praça do antigo Fórum, com a mãe de Hadirson, os familiares de Eliel e Bruno. Os organizadores do ato vão ouvir um pouco sobre quem eram os rapazes e após debateram sobre políticas de combate à LGBTfobia em Mossoró.

Além de ouvir a família e tirar encaminhamentos para combater a LGBTfobia na cidade, os presentes seguirão em ato por justiça.

Na oportunidade, também será lançado o Comitê Popular de Luta LGBT + de Mossoró.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Especialista alerta pelos danos causadas pela chupeta à saúde das crianças

Oferecida aos bebês como forma de acalmá-los em momentos de estresse e choro incessante, a chupeta é capaz de proporcionar sensação de bem-estar e prazer, por conta do movimento de sucção feito pela criança durante a ação. No entanto, especialistas alegam que o uso pode ser prejudicial à saúde dos pequenos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ato de sugar é um reflexo natural que acompanha os bebês desde o útero da mãe. Especialmente no primeiro ano de vida, eles têm a necessidade de fazer a sucção.

A amamentação supre essa vontade e, além de servir alimento, também proporciona, por meio da movimentação da boca, a liberação de endorfina, hormônio que produz efeito de controle da dor, do humor e da ansiedade. A chupeta reproduz essa sensação.

Luanda Almeida, Cirurgiã-dentista, afirma que existem alguns problemas que podem ser provocados pelo uso excessivo do bico, como alteração nas arcadas dentárias (que acabam ficando estreitas), mordida cruzada (que pode levar a dificuldade respiratória), falta de fechamento dos lábios em repouso (devido a alteração da musculatura orofacial) e uma relação deficiente entre as arcadas dentárias superior e inferior.

Além disso, há evidências que sugerem que o uso da chupeta causa alteração na amamentação natural de crianças que começam a usá-las muito cedo. Elas acabam mamando no peito por menos tempo, reduzindo a produção de leite da mãe — explica.

A Ortodontista ressalta que os problemas na dentição são acentuados de acordo com a intensidade, duração e frequência do uso da chupeta.

Às vezes, os pais dizem que os filhos usaram chupeta e não tiveram problema, mas esses três fatores precisam ser observados. Se usa pouco, provavelmente não terá os problemas — explica Luanda.

Além disso, os pais precisam ser cuidadosos na hora de suspender o uso do bico, o que precisa ser feito de maneira suave e gradual, já que, depois de certa idade, o hábito está mais ligado a questões psicológicas e não a uma necessidade.

Quando a interrupção é feita de maneira abrupta, a criança pode passar a chupar o dedo, que é tão prejudicial quanto a chupeta — alerta Dra Luanda Almeida.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

IFRN abre inscrições para evento estadual de empreendedorismo e inovação

No dia 8 de junho de 2022, a região metropolitana de Natal vai receber a 2° edição do “Inventano”, evento organizado pelo Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) através do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição. A proposta do evento é prospectar ideias inovadoras, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de estudantes e da sociedade em geral. O “Inventano” 2022 é coordenado pela Trevo, incubadora tecnológica da unidade do IFRN em São Gonçalo do Amarante.

Com público-alvo voltado a empreendedores e idealizadores de startups, o evento é aberto à comunidade externa e visa descobrir ou aprimorar ideias inovadoras, buscando o desenvolvimento tecnológico, pessoal e social. O “Inventano”, em sua 2° edição, traz a consolidação de um projeto com diversas modalidades de participação, cuja versão busca, sobretudo, ideias inovadoras com potencial empreendedor e de inovação em produtos, serviços e/ou processos. As inscrições, gratuitas, estão abertas.

Para Wesley Feu, integrante da organização geral do evento, “o Inventano 2022 será a janela para projetos em desenvolvimento, a rede que conectará a tecnologia ao empreendedorismo e o empurrãozinho necessário para tirar sua ideia do papel ou da prancheta e pôr em prática. Queremos propor um espaço acolhedor, estimulante, criativo e inspirador e que as pessoas participantes consigam sair conscientes que inovação e empreendedorismo caminham de mãos dadas”.

Programação – A programação – que prevê apresentação de vídeos, gincana com construção de protótipos e palestras (com temas como NFT, “blockchain” e patentes) – terá início no horário matutino, às 9h, com duração até as 16h. As atividades serão divididas entre o Auditório e o Lounge Criativo, espaço montado no hall de entrada do Campus São Gonçalo do Amarante, com o objetivo de promover a integração entre os participantes e proporcionar uma experiência com foco na criatividade e interatividade.

Palestras – A manhã do dia 8 será destinada à comunidade externa que empreende ou pretende empreender. Serão realizadas palestras sobre inovação, vendas e tecnologia. Os inscritos ainda poderão assistir à competição “Inventação 2022” e interagirem no Lounge Criativo. São 120 vagas, com inscrições até 3 de junho;

Já a tarde terá um enfoco tecnológico. O momento será destinado à comunidade acadêmica que busca conhecer as novidades em certificações digitais, segurança na rede e a relação desses temas com os registros de patentes, com mesma quantidade de vagas e prazo de inscrição da palestra da manhã. Os inscritos poderão, também, acompanhar de perto a edição da competição de projetos “Inovano 2022”.

Competições

Inventação 2022 – Na gincana com amplitude social e ambiental, será avaliado o desempenho de cada participante por critérios como criatividade, inovação tecnológica, impacto social e aplicabilidade do protótipo de negócio. Como complemento à avaliação da banca, haverá a avaliação dos expectadores, no formato de investimento com a moeda própria da competição, o pitchcoin. A ação conta com premiação de kits Inventação. Com 30 vagas (10 equipes com três integrantes), as inscrições se encerram em 8 de junho.

Inovano 2022 – A competição intitulada “Inovano” objetiva a prospecção de projetos inovadores na fase de ideação ou tração, apresentados em forma de pitch, para o público e para os avaliadores. A fase de ideação é voltada aos projetos participantes que estejam em fase de planejamento e construção ideológica da inovação. A Fase de tração, por sua vez, é destinada aos projetos inscritos que estejam, pelo menos, com o protótipo desenvolvido.

Com vagas ilimitadas, as ideias inscritas passarão por uma pré-avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos em edital. Só participarão do pitch cinco equipes por categoria. As inscrições acabam em no dia 3 de junho, e a premiação é composta por um kit Inventano e apoio financeiro.

Oficinas – O evento terá ainda a realização da oficina Pitch. Conforme a organização do evento, “ela é muito mais do que uma apresentação de uma ideia: é a venda da ideia”. A oficina tem o objetivo de ensinar técnicas de como oferecer sua ideia e captar recursos a partir de uma apresentação sucinta e atrativa, com técnicas de improvisação e vendas.

Facilitadora: Carla Teixeira

Canvas: “Repensando meu negócio em busca de resultados extraordinários”

Facilitador: Rodrigo Pimentel

Acesse:

Inscrição – Inventano 2022

Inscrição – Inventação 2022

Inscrição – Inovano 2022.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

Novo Boletim da Balneabilidade aponta dois pontos impróprios para banho

Os trechos identificados como impróprios foram Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim e Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta. A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas.

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 18, emitido nesta sexta-feira (20/5), informa que 31 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade e dois trechos analisados estão impróprios para banho. O trecho identificado como impróprio foi Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim e Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.

As análises registraram os dois locais com 1600 – NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença microrganismos pelo Número Mais Provável(NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar www.idema.rn.gov.br.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

Governo do RN investe R$ 59 milhões em transporte escolar

Uma das ações para o acesso e permanência dos estudantes na escola é a disponibilização do transporte escolar. Em todo o RN, milhares de estudantes são transportados por dia em diversas rotas. Para fortalecer essa atividade, o Governo do RN amplia em R$ 10 milhões o valor repassado para o Programa Estadual do Transporte Escolar (PETERN), alcançando a marca de R$ 59 milhões em investimento para 2022.

No último ano, por meio do PETERN, o valor repassado, per capita, para as prefeituras era de R$ 3,70, chegando à marca de investimento global de R$ 49 milhões. Em 2022, o reajuste foi dividido em duas modalidades: para os estudantes do ensino fundamental o valor está fixado em R$ 3,95 e para o ensino médio, R$ 4,34. Com isso, para transportar 55.990 estudantes, o investimento é superior a R$ 59 milhões.

A ampliação do repasse beneficia estudantes de toda a rede pública de ensino, pois, por meio do regime de colaboração, são transportados alunos das redes municipais e estadual em 162 municípios do RN. Em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros as linhas são administradas diretamente pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

“Quando assumimos a gestão, o valor destinado ao transporte escolar era R$ 3,00 por estudante. Com um trabalho conjunto entre a educação e a equipe econômica do governo, conseguimos, todos os anos, reajustar o valor do transporte escolar até os valores atuais. Com isso, os estudantes da rede pública tiveram a garantia do deslocamento de sua casa para a escola e fortalecemos o regime de colaboração entre o Estado e os municípios”, frisa Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

Saiba Mais

O PETERN foi criado pelo Decreto Estadual nº.21.495/2009, com o objetivo de garantir a oferta de transporte aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino. Trata-se de assistência financeira do Estado RN, por intermédio da SEEC, em caráter suplementar, a municípios potiguares. O valor repassado é calculado com base em 210 dias, sendo 200 dias letivos e 10 para atividades complementares.

Tem direito a ser transportado o aluno que reside a mais de 2 km da unidade de ensino onde estuda. Cada motorista passa por treinamentos específicos para atuarem no transporte escolar. Os cursos são organizados pela SEEC. Também é de responsabilidade da pasta realizar o monitoramento e fiscalização dos ônibus e os municípios traçam as rotas e cuidam da manutenção dos veículos. Neste ano, 286 ônibus estão cedidos aos municípios para o transporte de estudantes.

 

COMDICA diz que ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes acontecem durante todo o mês

As ações do Maio Amarelo, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes estão acontecendo em Mossoró durante todo esse mês de maio. A garantia é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Joana Amélia.

Informamos que durante o mês de maio estamos realizando ações através do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. Este Comitê é formado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, 33ª e 34ª zona”, revelou.

Ela relata que a semana em combate ao abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes foi aberta com o seminário discutindo junto aos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos o fluxo de atendimento fomentando a articulação e o fortalecimento da rede.
Ainda segundo Joana Amélia, estão sendo realizadas ações intersetoriais com as equipes dos CRAS, CREAS, UBS e Conselho Tutelar nas UEIS, escolas, bares, restaurantes, postos de gasolina e mercados da cidade.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

RN tem baixo índice de vacinação contra influenza e sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta para a baixa adesão às campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo. O relatório de doses aplicadas nas duas campanhas até 19 de maio aponta que a imunização, no Rio Grande do Norte, atingiu 26% do público alvo para a vacina contra influenza e 30% do público elegível para receber a proteção contra o sarampo. As campanhas iniciaram em 4 de abril e as metas são vacinar 90% e 95% do público alvo, respectivamente.

Para o sarampo a população-alvo são as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos trabalhadores da saúde. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças a serem vacinadas no RN contra o sarampo, porém até o momento foram aplicadas apenas 63.957 doses.

Para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde e demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Porém até o momento foram aplicadas apenas 338.110 doses da vacina, o que representa apenas 26% do público a ser vacinado.

Também podem receber a dose contra a influenza as gestantes, puérperas, os professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com