nabocadanoite.com.br
Seja bem vindo
Presidente da Assembleia Legislativa do RN sofre dupla contaminação

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) está contaminado com os vírus da gripe influenza e da covid. A revelação foi feita na noite de hoje pelo próprio parlamentar em suas redes sociais.

“Durante os dois últimos anos de pandemia da COVID-19 mantive todos os protocolos e cuidados tanto no trabalho na @assembleiarn quanto no ambiente familiar. Hoje saiu o resultado do exame que confirmou que estou com Covid e também com Influenza”, escreveu o deputado em uma postagem, na qual também colocou cópia do exame.

Ezequiel garantiu que está bem, em casa, isolado e com os cuidados médicos necessários. “Mantenho a fé em Deus que tudo dará certo! Se cuidem e cuidem dos seus”, pediu o deputado.

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Vacinas para crianças de 5 a 11 anos do RN serão distribuídas nesta sexta-feira

A imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade tem previsão de iniciar na próxima segunda-feira (17/1) em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O Estado tem hoje 350 mil crianças nessa faixa etária e receberá do Ministério da Saúde  20.900 doses do imunizante da Pfizer, específico para a vacinação dos menores. A carga com desembarca na madrugada desta sexta-feira (14/1)

“Por ser um quantitativo baixo para início deste público iremos começar pelas crianças com comorbidades e depois por escalonamento começando pelas crianças de 5 até 11 anos”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Como comorbidades entende-se crianças com cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

A previsão é que as doses sejam distribuídas para todas as regionais no início da tarde desta sexta feira (14). O MS sinalizou que serão enviados lotes a cada semana. “Está em curso a capacitação das equipes para a aplicação e manejo das vacinas nas crianças. Esse processo é essencial para que a aplicação seja segura”, disse Laiane Graziela coordenadora de Imunização da Sesap.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação e além disso, é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/). Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Prefeitura de Mossoró terá que exigir cartão de vacinação em locais públicos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Mossoró que discipline, por meio de decreto, medidas para a exigência do comprovante do esquema vacinal em locais públicos e privados que possam promover aglomerações. Além de exigir o passaporte de imunização contra a Covid-19 deve-se exigir também o teste PCR com 72 horas ou teste de antígeno com 48 horas, isso somente para aqueles que não tomaram a dose de reforço (D3).

Para emitir a recomendação o MPRN considerou o momento de expansão da transmissão da variante Ômicron no Brasil, devido ao grande potencial de transmissibilidade. Desta forma, nenhum evento de massa deve ser autorizado sem as garantias sanitárias e sem um rigoroso processo de controle e fiscalização, a ser realizado pelas autoridades públicas, bem como as empresas/instituições responsáveis pela organização destes eventos.

A orientação do MPRN é que para elaborar o decreto o Município se baseie nas recomendações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e no  Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, podendo adotar medidas mais restritivas, levando ainda em consideração as características da localidade.

O estudo da evolução da pandemia no RN, feito na rede assistencial Covid-19 do SUS em janeiro de 2022, realizado pelo LAIS/UFRN concluiu que é necessário ampliar as medidas de segurança para qualquer evento que possa promover o encontro de grandes públicos, dado a introdução da variante Ômicron no território potiguar. O estudo foi publicado em 7 de janeiro de 2022.

No referido estudo o LAIS/UFRN orientou, ainda, que essa medida deve ser aplicada para eventos públicos e privados e que a testagem associada à vacinação completa deve ser exigida para eventos de massa até que o RN consiga atingir no mínimo 80% de sua população adulta com a D3.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Governo do RN reúne chefes de poderes, Femurn e setor produtivo para discutir recomendações do Comitê Científico

Governo do RN reúne chefes de poderes, Femurn e setor produtivo para discutir recomendações do Comitê CientíficoO Governo do Estado reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), secretários de diferentes áreas de gestão e técnicos da Sesap para discutir e avaliar as recomendações expedidas na última segunda-feira pelo do Comitê de Especialistas quanto ao atual cenário da pandemia do novo coronavírus e a crescente demanda de casos em decorrência da gripe.
Na reunião conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Raimundo Alves Junior, o Governo do Estado manteve o entendimento adotado desde o início da pandemia, em março de 2020, quanto à necessidade de manutenção do diálogo com representantes dos demais poderes, gestores municipais, e do setor produtivo na análise e definições a partir das recomendações do Comitê Científico.
Na próxima segunda-feira, 17, representantes do Governo do RN se reúnem com a Federação dos Municípios do RN (Femurn), e em outras duas frentes de discussões, a governadora Fátima Bezerra deve reunir-se com representantes dos demais poderes, enquanto os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Raimundo Alves Junior mantêm diálogo através do GT-Econômico com as instituições representativas do setor produtivo do Rio Grande do Norte.
Na reunião desta segunda-feira, também ficou definido que a secretaria de Administração e a secretaria de Saúde publicam uma portaria conjunta nesta sexta-feira, 14, que disciplina o acesso da população aos prédios públicos do Poder Executivo. O Governo do Estado reforça a necessidade de manutenção dos cuidados, cumprimento e fiscalização em observação aos decretos e portarias vigentes.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

Brasil recebe primeiro lote de vacinas contra covid para crianças

Chegaram ao Brasil, às 4h45 desta quinta-feira, 13/1, as primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos. Remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).

O lote será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a pasta, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

A distribuição será feita de forma proporcional. O Rio Grande do Norte, que tem 350 mil crianças de 5 a 11 anos, receberá cerca de 20 mil doses nesse primeiro momento, percentual de 1,67% da população.

 

Confira o percentual da população de 5 a 11 anos por Estado:

Região Centro-Oeste (8,17%)

Distrito Federal – 1,30%

Goiás – 3,55%

Mato Grosso do Sul – 1,47%

Mato Grosso – 1,85%

 

Região Sudeste (39,18%)

Espírito Santo – 1,93%

Minas Gerais – 9,02%

Rio de Janeiro – 7,49%

São Paulo – 20,73%

 

Região Sul (13,17%)

Paraná – 5,25%

Rio Grande do Sul – 4,73%

Santa Catarina – 3,19%

 

Região Nordeste (28,43%)

Alagoas – 1,77%

Bahia – 7,07%

Ceará – 4,42%

Maranhão – 4,02%

Paraíba – 1,89%

Pernambuco – 4,80%

Piauí – 1,62%

Rio Grande do Norte – 1,67%

Sergipe – 1,17%

 

Região Norte (11,05%)

Acre – 0,57%

Amazonas – 2,77%

Amapá – 0,55%

Pará – 4,99%

Rondônia – 0,93%

Roraima – 0,38%

Tocantins – 0,86%  (Agência Brasil)

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 

 

Ufersa anuncia seleção para preenchimento de vagas na  Licenciatura em Educação do Campo

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) lançou edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) visando a seleção de alunos para preenchimento de vagas remanescentes para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) com Habilitação em Ciências Humanas e Sociais, na modalidade presencial.

Estão sendo ofertadas 48 vagas, destinadas para ampla concorrência e para candidatos que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

As inscrições, on line, terão início no próximo dia 21 deste mês. Para se inscrever, o interessado precisa preencher um formulário.

 

Segue abaixo o cronograma do processo seletivo:

Inscrições online:  21 a 26 de janeiro

Divulgação preliminar das inscrições: 27 de janeiro

Recurso a divulgação preliminar das inscrições: até 24 horas após a Divulgação Preliminar das Inscrições

Divulgação do resultado definitivo das inscrições e classificação: 28 de janeiro

Realização das provas: 29 de janeiro

Divulgação da lista de ocupação de vagas: 4 de fevereiro

Início das aulas do semestre letivo 2021.2: 14 de fevereiro

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Potiguar chega à segunda vitória consecutiva no Estadual 2022 

O Potiguar fez um grande jogo em Mossoró, na noite desta quarta-feira, 12/1, e venceu a segunda partida consecutiva pelo Campeonato Estadual de Futebol do Rio Grande do Norte. Com o triunfo, o time mossoroense ocupa a segunda colocação na tabela de classificação, estando empatado com o ABC tanto em número de vitórias quanto em saldo de gols.

Desta vez, a vítima foi o Assu, superado pelo Potiguar pelo placar de 3 a 0. O jogo aconteceu no estádio Nogueirão, em Mossoró. Marcaram para o Time Macho Harrisson, Narcílio e Jefinho. Na próxima rodada, o adversário será o Globo, domingo, 16, às 16h, novamente no Nogueirão.

O Potiguar jogou e venceu com Alan Faria; Vitor, Paulo César, Rafael Lima e Ronald; Jorginho Magé, Fabrício Lusa (Igor Cursino) e Harrisson (Jefinho); Narcílio, Wilker (Vinícius) e Carlos Alberto (Doda). Técnico Joel Cornelli.

(Crédito da Foto: Léo Moura)

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Inscrições para processo seletivo que visa contratar 720 profissionais de saúde estão abertas

Estrão abertas as inscrições do processo seletivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN). Na quarta-feira, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE)a retificação do Edital do referido Processo Seletivo, que visa a contratação temporária de 720 profissionais para atuar na rede de assistência da Sesap.

As vagas são para:

  1. a) Nível Médio (Técnico): Técnico em Biodiagnóstico, Técnico em Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem com Experiência mínima de 90 dias em UTI Neonatal.
  2. b) Nível Superior: Médicos com especialidade em Clínica Geral, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Neurologia; além de Arquiteto especialista em Arquitetura em Sistemas de Saúde e/ou Arquitetura Hospitalar.

As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, até as 23h59min do dia 23/01/2022, horário local. O candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/ para efetuar inscrição, ler as instruções, preencher eletronicamente o “Formulário de Inscrição” de forma completa e correta, anexando corretamente a documentação.

De acordo com o edital, a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público irá atender a necessidade de ampliação das Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais da rede própria de Assistência à Saúde do Estado; a abertura do Laboratório de Anatomia Patológica do Rio Grande do Norte; o reforço de equipes na área de Assistência Farmacêutica com profissionais de Técnicos em Farmácia, não contemplados pela Lei Complementar nº 333/2006 que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores da SESAP/RN; o reforço das equipes da rede de Laboratórios; o suporte à Fiscalização Sanitária dos serviços e ambientes em saúde; bem como novas demandas pertinentes a dinamicidade dos serviços de saúde.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 12 meses, contados a partir da data da publicação da Homologação no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Todos os contatos acerca do referido Edital se dará exclusivamente pelo email: seletivo03.2021@gmail.com

A publicação do resultado final está prevista para 11 de fevereiro de 2022. O resultado final e as convocações serão divulgados no Diário Oficial do Estado, disponível no endereço eletrônico http://www.diariooficial.rn.gov.br/, disponibilizados no endereço eletrônico http://www.saude.rn.gov.br/e também no endereço eletrônico https://gti.saude.rn.gov.br/site.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com