São muitas as especulações políticas em torno da escolha do futuro candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada pela professora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição em 2022. Como já adiantou o Blog Na Boca da Noite, são muitos os que desejam a vaga.

Pelas declarações de alguns membros da família Alves e tendo em vista a presença de Lula no Rio Grande do Norte na costura polítia com vistas ao pleito do próximo ano, criou-se, no imaginário de alguns, um pretenso favoritismo do grupo político do ex-deputado federal Henrique Alves na corrida. No cenário de hoje, essa possibilidade é muito pequena. Algumas circunstâncias atuais explicam o porquê.

Hoje, não há disposição, nem motivos, para que a governadora busque fora do seu espectro político alguém para a vaga. Dessa forma, a escolha seria centrada num nome do governismo ou da base de apoio na Assembleia Legislativa.

Por essa lógica, o favoritismo hoje seria do grupo político que comanda o PROS no Estado, e que tem como expoentes o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado, e sua esposa, senadora Zenaide Maia. A força desse grupo está no fato de ter uma cadeira no Senado e do próprio Jaime ser auxiliar do primeiro escalão do governo Fátima. Outro aspecto a ser considerado é a força de João Maia que, embora não seja do PROS (ele é filiado ao PL, mas é irmão de Zenaide, então o aspecto familiar pode ser um ingrediente importante para definições).

Maia torce que Jaime Calado seja escolhido vice. É que o seu cunhado alimenta o sonho de ser candidato a deputado federal, o que prejudicaria o seu projeto de reeleição à Câmara dos Deputados.

Outro grupo em alta é o do PL, sobretudo a ala sob liderança do deputado estadual George Soares. Pesa a favor do parlamentar, nessa leitura, sua proximidade com a governadora, sobretudo no acompanhamento de agenda administrativa de Fátima Bezerra.

Soares esteve com a govenadora em visitas recentes em Assu, Serra do Mel, Carnaubais, Afonso Bezerra, Guamaré, Alto do Rodrigues e Macau na entrega de obras e serviços da gestão estadual, como construção e reforma de escolas, Central do Cidadão, e uma segunda fase do Canal Baixo-Açu. Além disso, o deputado passou a integrar uma frente de empresários ligados ao cooperativismo. Uma reunião com a governadora já aconteceu inclusive com entrega de projetos para esse setor.

Outro ponto bastante positivo para George Soares é a defesa que ele faz do governo, tanto na Assembleia quanto nas ruas. Para analistas políticos, trata-se de uma defesa ativa e qualificada. Soares foi o primeiro líder do governo no Parlamento estadual e hoje defende o governo na eleitoreira CPI da Covid.

As articulações políticas dos Alves são realizadas em duas frentes. Uma sob o comando de Henrique, que parece ter maior desejo da aliança com o grupo da governadora Fátima, e outra comandada pelo deputado federal Walter Alves, filho do ex-governador Garibaldi Filho, uma das grandes estrelas do MDB no Estado.

Os Alves, por tudo o que está exposto, estão, nesse momento, na rabeira da fila. Importante destacar que esse é o cenário de momento. Mesmo com toda a história e trajetória na política potiguar, o grupo Alves não desponta, no cenário atual, como principal agrupamento a ofertar o candidato a vice-governador de Fátima.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

One thought on “Grupo político dos Alves não tem favoritismo para indicar vice de Fátima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo