Governadora Fátima Bezerra defende a exploração na Margem Equatorial e a reindustrialização do Nordeste.

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A governadora do RN, Fátima Bezerra, participou neste sábado do Fórum Esfera Brasil , em São Paulo, que reúne as principais lideranças empresárias do país e setores econômicos do governo federal.

Fátima Bezerra participou do painel “O Brasil na Liderança da Sustentabilidade Global” ao lado da governadora de Pernambuco Raquel Lira e dos empresários Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS (JBSS3), empresa que é uma das maiores produtoras de proteína animal do mundo, Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell no Brasil e Maurício Metz, diretor industrial da siderúrgica Gerdau.

Questionada sobre a exploração de petróleo na margem equatorial – que compreende o litoral localizado entre o Rio Grande do Norte e o Amazonas – Fátima Bezerra disse que “no contexto hoje da transição energética a atividade petrolífera ainda tem grande papel a desempenhar, inclusive para o desenvolvimento econômico e social gerando emprego, melhorando a renda e contribuindo para incrementar as receitas tributárias através dos royalties. E o meu estado é exemplo disso, quando a cadeia petrolífera é responsável por 30% PIB Industrial do Estado, portanto é inegável que a atividade terá um papel de relevância no processo de reindustrialização do Brasil e do nordeste.

Fátima acrescentou que “nossa expectativa é que se confirme a exploração de petróleo e gás na margem equatorial iniciando novo ciclo na produção e no desenvolvimento econômico e social sustentável. No Nordeste temos os melhores recursos para produção de energia, inclusive com o incremento da atuação da Petrobras para financiar a transição energética, neste momento que se apresenta como uma importante janela de oportunidades que não deve ser perdida”, pontuou.

O presidente da Shell, Cristiano Pinto Costa reforçou as considerações de Fátima de Bezerra e defendeu a utilização simultânea de várias fontes de energia, como vem ocorrendo. E reforçou também a avaliação da governadora do RN sobre os dias atuais como grande janela de oportunidades.

Porto Indústria Verde

Fátima também destacou a importância do Porto-Indústria Verde para o suporte à atividade Offshore de produção de petróleo e gás em águas profundas e no desenvolvimento da cadeia de valor para Eólica Offshore e produção de hidrogênio e amônia Verde.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Publicidade

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Postagens relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais