A ameaça real que a queda na aprovação de Allyson representa

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Caiu como uma bomba, no Palácio da Resistência, a queda na avaliação da gestão Allyson Bezerra (União Brasil). Esse fato traz duas grandes preocupações para o governismo.

A primeira delas é que a queda na boa percepção da população sobre o governo tende naturalmente a reduzir o capital de votos. Obviamente, que além de diminuir a boa vantagem que Allyson tem hoje, isso significa a fuga de votos para candidatos adversários. Atualmente, quem tem conseguido convencer essa parte do eleitorado é o ex-vereador Genivan Vale, pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL). Isso, explica, em parte, o crescimento que o ex-vereador teve na nova pesquisa em relação ao levantamento anterior: cerca de 4%.

Genivan tem conseguido mostrar, aos poucos, como de fato é a atual gestão municipal: muita mídia e pouca ação.

A outra – e maior – preocupação – é a redução das chances de uma vitória arrasadora. Allyson quer ganhar com 80% dos votos válidos. Não é só uma vontade de sua quase doentia megalomania. É o cartão-postal para sua campanha ao Governo do Estado.

Para estabelecer seu projeto de império no Estado, Allyson depende de uma vitória consagradora e arrebatadora em Mossoró.

É isso que fará com que os pontos negativos de sua candidatura ao governo do Estado (traições, a arrogância, a quebra do discurso) sejam minimizados. Os caciques da política potiguar não engolem a versão humilde de Allyson e a narrativa de que não se aliar a oligarquias. A aliança com o ex-senador Zé Agripino confirmou que tudo não passava de balela.

Perder 17% pontos entre uma pesquisa e outra, na visão de Allysson, não atrapalha sua reeleição em Mosssoró, mas no seu cículo político próximo (e pequeno) a constatação é de que não arruína as pretensões locais de Allyson, mas tem o poder de deixar apenas na ideia o seu megalomaníaco projeto de poder estadual. Essa é a ameaça real e que tem tirado o sono do prefeito.

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais