Programa ‘Envelhecer nos Territórios’ chega ao RN

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

O Rio Grande do Norte será contemplado com ações do Programa Envelhecer nos Territórios, criado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A iniciativa prevê a qualificação de municípios potiguares para a execução de políticas voltadas à população idosa.

Segundo a secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Íris Oliveira, as ações do programa federal chegarão aos municípios de Viçosa, João Dias, Olho d’Água do Borges, Riacho de Santana, Janduís, José da Penha e Pilões.

O “Envelhecer nos Territórios” tem o objetivo de promover o direito de envelhecer e garantir os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil. Agentes públicos municipais serão capacitados para atuar em seus territórios durante o período de um ano, identificando violações de direitos humanos. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do campus Pau dos Ferros, executará as ações de capacitação.

A chegada do programa foi o principal tema da reunião desta semana entre a secretária estadual e Kênio Costa de Lima, diretor de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, órgão ligado ao MDHC. “Foram agendas muito positivas, com caráter técnico e político, destinadas a pensar e projetar parcerias entre a União e o estado do Rio Grande do Norte com três ministérios”, frisou ela.

Além do programa Envelhecer nos Territórios, a SETHAS tratou com a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa dos programas “Educação para Toda Vida” e “Vida Digna em Casa”, que desenvolvem ações integradas à saúde e educação.

Segundo Kênio Costa de Lima, a pasta iniciará diálogo com os sete municípios para implementar o Envelhecer nos Territórios, que trabalha, basicamente, com a formação de agentes de direitos humanos da pessoa idosa.

Também no âmbito do MDHC, há a possibilidade de firmar parceria com o RN no Programa Viva Mais Cidadania para grupos sociais territorializados, como quilombolas, indígenas, ribeirinhos, e no Projeto Vida Digna em Casa para onze municípios — seis no Alto Oeste e cinco na região Seridó.

OUTRAS AGENDAS

Ainda em Brasília, além da agenda na Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, a secretária Íris Oliveira discutiu com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ligada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), ações para a execução de políticas públicas voltadas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No Ministério do Trabalho e Emprego, ela tratou sobre as perspectivas de repasses para o Fundo Estadual do Trabalho. O dinheiro será destinado a viabilizar ofertas e entregas previstas nos respectivos planos, sobretudo através do fortalecimento e ampliação das ações do Sistema Nacional de Emprego (SINE-RN). A Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego informou que, ainda neste segundo semestre, resguardado o período das restrições eleitorais, está previsto o repasse de R$ 2,5 milhões destinado ao custeio e investimento no SINE-RN.

Também relevante na agenda foi a acolhida do secretário-executivo do MDS, Osmar Junior, para discutir ações relacionadas ao fortalecimento da presença do governo federal no Rio Grande do Norte no combate à fome e pobreza e na inclusão socioeconômica.

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais