II Ursap alerta para casos de dengue

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

 

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa de Controle das Arboviroses alerta a população sobre um alerta para o risco de surtos de dengue devido à circulação do sorotipo DENV-3. O sorotipo 3 da dengue não era observado no país desde 2007. Essa nova variante do vírus representa um desafio para a saúde pública, já que grande parte da população, principalmente as pessoas mais jovens, não possui imunidade contra ela.

Além do Brasil, o sorotipo 3 da dengue está presente em outros países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Porto Rico.

*DADOS*

Em relação ao número de casos prováveis de dengue, o Brasil registrou, até o momento, 257.284 casos e 72 óbitos pela doença, uma redução de 63% no número de casos prováveis em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, o país registrou 698.482 casos prováveis e 617 óbitos pela doença. Os dados são do Painel de Arboviroses.

As principais orientações dizem respeito à vigilância, manejo de casos, adequação dos serviços de atendimento à saúde, diagnóstico, medidas de prevenção, comunicação e participação da comunidade.

Os Ministérios da Saúde e da Educação (MEC) deram início, segunda-feira (17), à mobilização “Escolas Livres da Dengue – Semana Nacional de Mobilização nas Escolas” – um movimento que envolve crianças, adolescentes e jovens, profissionais da saúde e da comunidade escolar como agentes ativos na prevenção da dengue, Zika e chikungunya.

Durante a semana de mobilização, escolas de todo o país promoverão atividades educativas e lúdicas para identificação e eliminação de criadouros do Aedes, além de aulas públicas sobre sinais e sintomas das arboviroses, e os impactos das mudanças climáticas na proliferação das doenças. Gincanas, peças teatrais e concursos de desenho e redação serão realizados para incentivar a participação dos estudantes, ampliando a conscientização sobre a importância da saúde ambiental.

*Com casos de dengue em alta, governo de SP decreta situação de emergência em todo o estado*

Com casos de dengue em alta, o governo de São Paulo decretou nesta quarta-feira (19) situação de emergência para a doença em todo o estado.

Ao todo, o estado já registra 124.380 casos confirmados de dengue neste ano — uma média de 279 casos por 100 mil habitantes. Outros 81,7 mil casos são investigados. Há as mortes relacionadas à doença chegam a 113, enquanto outras 226 seguem sob análise.

Segundo os dados da Secretaria Estadual da Saúde, uma em cada quatro pessoas que desenvolveu a forma grave da doença acabou morrendo.

“Com o apoio das famílias, dos profissionais de saúde, dos secretários municipais de saúde, secretários municipais de educação e dos educadores, a mobilização nacional nas escolas visa diminuir o impacto das arboviroses e fortalecer a cultura de saúde coletiva no país, formando cidadãos conscientes e preparados para os desafios da saúde pública”, disse o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo.

“Além das medidas clássicas de combate à dengue, como evitar água parada para frear a proliferação do mosquito transmissor (Aedes aegypti), fiscalização das borracharias, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde e de endemias, extinção de qualquer recipiente que possa conter água parada, a vacinação é a maneira mais eficaz de evitar a forma grave da doença. A vacina contra dengue está disponível nos postos de saúde para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos”, ressaltou o coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da II Ursap, José Lázaro França de Araújo. (Fonte:

Assessoria de Comunicação Social da II URSAP)

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais