A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10/11, revela o pior momento político e eleitoral do presidente Bolsonaro (sem partido). O levantamento mostra que entre agosto e novembro, a rejeição ao governo subiu de 45% para 56%, enquanto a avaliação positiva oscilou de 26% para 19%.
O motivo principal para este crescente mau humor dos brasileiros com o governo é o bolso. Em julho, 41% dos brasileiros diziam que a pandemia da covid era o maior problema do país e 28% a economia. Agora, a preocupação com a pandemia caiu: 48% acham que a economia é o maior problema, e apenas 17% a saúde.
A falta de um projeto para o país, demonstrada na ausência de ações para resolver os problemas nacionais, refletem em uma elevada rejeição a Bolsonaro. A pesquisa aponta que 69% 70% dos brasileiros acham que Bolsonaro não merece ser reeleito e ele tem 21% de intenção de votos, contra 47% de Lula.
Na montagem de 6 cenários para o segundo turno, Lula vence em todos. Em uma das simulações, o ex-presidente tem 53% da preferência do eleitor (seu desempenho mais baixo). Em outro, ele tem 59% (sem melhor desempenho).
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 deste mês, por meio de 2.063 entrevistas presenciais domiciliares em 123 municípios nas 5 regiões do país. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com