O filme “O Agente Secreto”, dirigido pelo pernambucano Kléber Mendonça Filho e estrelado pelo baiano Wagner Moura, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional. O longa-metragem narra a história de um professor que se muda para Recife durante a ditadura militar e descobre que está sendo espionado.
O anúncio foi feito na manhã dessa segunda-feira (15), pela Academia Brasileira de Cinema, entretanto, a indicação brasileira não garante a indicação ao Oscar, pois ele ainda irá disputar a vaga com filmes de outros países, onde serão apenas cinco vagas na lista final para concorrer ao Oscar na categoria indicada.
O longa que estreia nos cinemas brasileiros dia 06 de novembro, já venceu dois prêmios no Festival de Cannes de 2025, Melhor Ator, para Wagner Moura e Melhor Diretor, para Kléber Mendonça Filho.
O AGENTE SECRETO
Sinopse: “O Agente Secreto” é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Ficha técnica:
Produção: Cinemascópio
Coprodução: MK Productions, Lemming, One Two Films
Direção & Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Figurino: Rita Azevedo
Caracterização: Marisa Amenta
Montagem: Eduardo Serrano e Matheus Farias
Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Moreira
Edição de Som & Desenho Sonoro: Tjin Hazen
Mixagem: Cyril Holtz
Diretores assistentes: Fellipe Fernandes, Leonardo Lacca
Produção executiva: Dora Amorim
Diretora de produção: Mariana Jacob
Distribuição Brasil: Vitrine Filmes
Fonte: Academia Brasileira de Cinema
