Em reunião nos EUA, Lula provoca reflexão sobre ascensão do extremismo

Presidente participa de agenda paralela à Assembleia Geral da ONU

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Na abertura da segunda edição da reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”, o presidente Lula fez uma autocrítica, como presidente de esquerda, ao buscar entender a ascensão da extrema-direita no mundo.

“Por que nós permitimos que a extrema direita cresça com a força que está crescendo? É virtude deles ou é incompetência nossa? O que nós deixamos de fazer para fortalecer a democracia? A gente ganha as eleições com discurso de esquerda. E quando a gente começa a governar, a gente atende muito mais os interesses dos nossos inimigos do que dos nossos amigos. Muitas vezes, a gente governa dando resposta ao que a imprensa publica sobre nós, a cobrança do mercado. E muitas vezes os nossos eleitores, que foram para a rua, que apanharam, que foram achincalhados, são considerados por nós radicais.”

A declaração foi feita nesta quarta-feira (24), em mais uma agenda oficial do presidente Lula em meio à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, Estados Unidos. O encontro “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos” é organizado pelo Brasil, em parceria com Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai.

Diante de líderes alinhados à esquerda política, o presidente brasileiro convidou os presentes à reflexão sobre o que cada um faz, diariamente, pela democracia no mundo. 

Como é que nós estamos exercendo a democracia em nossos países? Se a gente encontrar essa resposta, a gente volta a vencer a direita. Se a gente não encontrar resposta, a gente vai continuar sendo sufocado pelo negacionismo, pelo extremismo e pelo discurso fascista que nós estamos vendo agora.” 

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções e tarifas a alguns países, essas nações intensificaram os debates sobre o assunto.

Em Nova Iorque, Lula participa da edição número 80 da Assembleia Geral da ONU. O retorno ao Brasil está marcado para o início da noite desta quarta. Antes disso, Lula concede uma entrevista coletiva a jornalistas que estão na cobertura, e, depois, participa da Sessão de Abertura do Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo.

Veja a participação do presidente Lula na segunda edição da reunião “Em Defesa da Democracia, Combatendo Extremismos”:

 

Publicidade

 

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais