A governadora Fátima Bezerra anunciou, nesta sexta-feira (26), dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento do saneamento básico e da segurança hídrica no Rio Grande do Norte. As ações incluem a construção de 2.349 cisternas em mais de 40 municípios e a consolidação de projetos de manejo e destinação adequada de resíduos sólidos nas regiões Central e Oeste potiguar.
Os anúncios foram feitos durante reunião com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Natal.
Ao todo, os investimentos somam R$ 57 milhões. Desse total, R$ 35 milhões serão destinados pela Funasa à implantação das cisternas em áreas de vulnerabilidade hídrica. Outros R$ 22 milhões serão aplicados na implantação do aterro sanitário da região Oeste e na ampliação e conclusão da estrutura que atende atualmente o Seridó. O projeto contará ainda com contrapartida de 10% do Governo do Estado.
Durante o anúncio, a governadora destacou os impactos sociais e ambientais das iniciativas.
“Isso é fantástico. É cidadania, é cuidar do meio ambiente e da saúde da nossa população”, afirmou Fátima Bezerra.
Aterros vão atender mais de 50 municípios
Segundo o Governo do Estado, o aterro sanitário do Seridó passará a receber os resíduos sólidos produzidos por 25 municípios. Já a nova estrutura prevista para a região Oeste atenderá mais de 30 cidades do Alto Oeste, Médio Oeste, região de Pau dos Ferros e Chapada do Apodi.
Os dois sistemas contarão com cinco estações de transbordo cada, permitindo maior eficiência na coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
Apoio aos municípios
O presidente da Funasa, Lenildo Dias de Morais, informou que o Governo Federal também oferecerá suporte técnico aos municípios potiguares que ainda não possuem planos de saúde ambiental. Esses instrumentos orientam as políticas públicas relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem das águas pluviais.
De acordo com Lenildo Morais, a Funasa mantém atualmente 162 instrumentos de cooperação vigentes no Rio Grande do Norte, entre convênios e termos de compromisso.
Os investimentos contemplam 30 projetos de abastecimento de água, 19 de esgotamento sanitário, 13 de melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas, 36 ações de educação em saúde ambiental e 13 iniciativas voltadas à aquisição de equipamentos para fortalecer os serviços de saneamento.
“O Rio Grande do Norte é um parceiro estratégico da Funasa. Estamos trabalhando para fortalecer essa cooperação e ampliar os investimentos em saneamento e abastecimento de água, porque essas ações representam mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população”, destacou o presidente da Fundação.



