A base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não sofrerá reajuste no próximo ano. A garantia está sendo dada pela Secretaria Estadual de Tributação (SET).
O órgão, inclusive, divulgou uma nota rebatendo notícias falsas dando conta de que o IPVA sofreria, no próximo ano, um reajuste de até 30%.
A SET/RN ressaltou ainda que o pagamento do tributo seguirá o mesmo calendário dos anos anteriores e que a base de cálculo será a mesma, sendo o percentual de 3% sobre o valor venal do veículo.
Veja a nota:
“Sobre informações de um aumento de até 30% na base de cálculo do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), vem a público esclarecer que não há previsão de aumento de alíquota deste tributo para o ano de 2022. O calendário seguirá os mesmos parâmetros de anos anteriores com base de cálculo inalterada em 3%, aplicada sobre valor venal do veículo.
Não há relação entre a alta no valor dos carros usados, verificada em todo o país, e o reajuste da alíquota de IPVA. O impacto provocado por essa oscilação de preços foi na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada em todo o país como referência para aplicação da alíquota do IPVA”.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com