Câmara tentar apressar reanálise do orçamento, mas prefeitura não devolve a LOA

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A Câmara Municipal de Mossoró vem buscando dar celeridade à reanálise das peças orçamentárias da prefeitura. Ontem, os vereadores se reuniram para definir os passos a serem dados no sentido de acelerar o processo.

Na sessão desta terça-feira, 4/12, o plenário aprovou o ajuste à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. De autoria do Executivo, o projeto de lei 20/2022, aprovado, fixa 1,2% da receita corrente líquida do Município para emendas impositivas.

Trata-se de mais um passo no cumprimento de recente decisão do Tribunal de Justiça (TJRN), que determinou previsão de 1,2% para emendas de execução obrigatória na Lei Orçamentária Anual (LOA). Antes da LOA, porém, o índice precisaria constar na LDO.

Apesar dos esforços dos parlamentares, a gestão municipal não tem atuado na mesma frente. Até esta terça-feira, por exemplo, a prefeitura não havia devolvido a LOA à Câmara. O documento foi devolvido pelo Legislativo ao Executivo após decisão do TJ/RN obrigar a gestão a incluir na LOA as emendas impositivas.

Celeridade – As próximas etapas serão fixar o percentual no Plano Plurianual (PPA) e na LOA, pela ordem. Em relação à LDO, os vereadores e vereadoras aprovaram o ajuste em regime de urgência especial, por consenso entre as bancadas de situação, oposição e independência.

A aprovação é parte do compromisso de acelerar a reanálise orçamentária. Para tal, leva-se em conta excepcionalidade: Mossoró inicia o ano sem orçamento 2022 aprovado. Eventual demora em sanar a situação pode gerar prejuízos financeiros e administrativos ao Município.

Na votação de hoje, o plenário também aprovou emenda à LDO, destinando para a Saúde 50% do total de R$ 9 milhões previstos às emendas impositivas em 2022. Nesta quarta-feira (5/12), Câmara dará sequência à análise orçamentária. A sessão começa às 9h.

O Blog Na Boca da Noite questionou ontem, 4/1, a prefeitura sobre quando devolverá a LOA à Câmara com as emendas encartadas. Até o fechamento desta matéria ({7h50 desta quarta-feira, 5/1), não havíamos recebido resposta ao questionamento.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais