Pedrina Oliveira

* Especial para o Blog Na Boca da Noite

 

Mossoró está enfrentando mais um surto de gripe. Com isso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte, referência no atendimento a pessoas com sintomas gripais e com covid, tem ficado superlotada, quase todos os dias, desde o final do ano.

Hoje, por exemplo, centenas de pessoas tinham buscado atendimento naquela unidade hospitalar. Além de muita gente com sintomas gripais, o número de pessoas que tem testado positivo para a covid chama a atenção.

Mossoroenses, tanto da zoina urbana quanto da zona rural, tem acorrido à UPA em busca de atendimento de urgência na tentativa de diminuir febre e dores. Com a superlotação, a espera por atendimento chega a até 4 horas.

A reportagem do Blog Na Boca da Noite esteve na UPA do Belo Horizonte no final da manhã desta segunda-feira e conversou com alguns pacientes. Teve gente que chegou na unidade antes das 8h e às 11h40 ainda não havia sido atendida.

Pelas regras da UPA, ao chegar à unidade recebe uma ficha para poder ser atendida. Depois que pega essa permissão, espera uma hora para ser atendida no balcão, onde é preenchido um formulário com informações do paciente. Depois, mais algumas horas de espera para ir ao setor de triagem. Dentro da unidade, uma nova espera até que finalmente seja atendida pelo médico.

De acordo com o diretor da UPA Belo Horizonte, João Batista, há dois médicos atendendo os pacientes ~de casos mais simples – e de maior quantidade – e um terceiro atendendo na sala vermelha.

A dona de casa Conceição da Silva estava aguardando na UPA desde as 8h com sintomas gripais. Além dela, outras três pessoas de sua casa apresentam o mesmo quadro clínico.

Hoje pela manhã, pelo menos 300 pessoas já tinham procurado a UPA. Próximo do meio dia, cerca de 200 ainda estavam aguardando atendimento. A maioria passando mal e com febre. Algumas delas já tinham ido à outra unidade de saúde, mas por apresentaram sintomas de gripe, foram orientadas a ir à UPA do Belo Horizonte.

 

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo