Presidente da Petrobras terá que explicar distribuição bilionária de lucros da empresa

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

A pedido do senador Jean Paul Prates (PT-RN), a Comissão de Infraestrutura aprovou convite para que o presidente da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobra)s, Joaquim Silva e Luna, compareça ao Senado para explicar o pagamento aos acionistas do lucro bilionário da estatal que chegou a R$ 106 bilhões em 2021.

Jean (foto) defendeu que o Brasil precisa entender compreender melhor os critérios de distribuição dos dividendos da Petrobras. “Mais de 90% dos lucros foram distribuídos diretamente aos acionistas. Queremos entender de onde vem o lucro de fato: se foi pela venda de ativos ou pelo lucro vindo do vento e do acaso, como por exemplo, o preço da commodities lá fora”, questionou.

O parlamentar reforçou ainda que a Petrobras é estratégica para o país.

“A Petrobras não é uma vaca leiteira que distribui dividendos. Dada a importância da Petrobras para o povo brasileiro figura-se crucial assegurar a transparência em relação à gestão da empresa estatal. Ela é estratégica para o país e para toda a economia nacional”, lembrou.

A Comissão também aprovou um requerimento de audiência pública para discutir a política de distribuição de dividendos da Petrobras. O debate com o presidente da Petrobras e a audiência pública não têm ainda data marcada. A previsão é que ocorram ainda neste primeiro semestre.

 

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com

 

Publicidade
Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais