Os professores da rede municipal de ensino de Santana do Matos ocuparam na manhã desta segunda-feira, 11/4, a sede da prefeitura da cidade. Em greve há 20 dias, os docentes lutam pelo reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério.
Além de se recusar a negociar, a prefeita Maria Alice Silva, a “Alice de Asis (Republicanos) ainda ameaça descontar nos salários dos os dias parados em face da greve.
Até agora, a gestora apresentou uma proposta de 33,2%, e sem respeitar o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do magistério local. O índice oferecido seria pago em três parcelas, sendo 11,08% em abril; 11,08% em outubro e 11,08% em dezembro. O detalhe é que o pagamento das duas últimas parcela seria condicionado ao aumento da arrecadação.
Na última sexta, a prefeita enviou ofício ao sindicato dos servidores informando que não dará mais nenhum percentual de reajuste e convocando os docentes a retornar à sala de aula, sob pena de desconto nos salários. Os professores seguem resistindo. Lutam para que o reajuste seja garantido pela gestão sem que haja riscos ou perdas do percentual definido por lei.
Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com