A oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa celebrou com pompa e circunstância a criação da CPI da Covid. A intenção era desgastar a atual gestão estadual por causa dos problemas do Consórcio Nordeste, do qual o RN faz parte, com a compra dos respiradores. Presidente do colegiado, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) foi ao êxtase. Viu na comissão a única chance de manter viva a sua pretensão de tentar uma vaga na Câmara Federal.

A bancada de apoio a Fátima alertava: a CPI é puramente eleitoreira. O Blog Na Boca da Noite fez avaliação semelhante.

Kelps gritava que não. Alardeava que o Estado tinha sofrido prejuízos. Que a saúde tinha sido prejudicada. Que o mundo ia se acabar. Encerrados os trabalhos, o relatório não tinha como ser usado como peça para incriminar a governadora. Por uma questão muito singela: não havia irregularidades por parte da gestão estadual. Não houve má-fé do governo Fátima. Kelps, contrariando o relatório, e não vendo outra alternativa para se manter na mídia (porque projetos importantes de sua autoria não se tem notícia), seguiu gritando. E acusando. E tripudiando. Caluniando. Difamando. Proferiu um alarido catastrófico. E profetizou o caos. Errou no tom. Embananou-se na profecia não confirmada. Confirmou apenas que não estava preocupado com a saúde, nem com os potiguares. Menos ainda com a saúde dos potiguares. Era apenas uso da CPI como palanque. Os fatos seguintes provam isso. Kelps não tem como provar o contrário.

Agora, o Estado recuperou 70% do valor pago pelos equipamentos. E segue na luta jurídica para recuperar o restante.

Kelps, tão falante, tão useiro e vezeiro no manipular das redes sociais e dos blogs amigos, segue em silêncio ensurdecedor. Não se sabe se perdeu a língua. Se ficou afônico. Se foi minado na capacidade de articular frases. Ou se não tem competência lexical que lhe permita articular uma expressão vernacular de arrependimento. Um pedido de desculpas. Um reconhecimento de que errou.

O combativo deputado, ao ter que engolir sua própria verborragia, parece ter se engasgado com as mentiras que contou. O seu silêncio não o inocenta do uso eleitoreiro que fez da CPI. Terá pouco tempo para construir algum discurso para ir ao palanque. Isso, claro, se até lá, conseguir recuperar a fala.

Nosso e-mail: redacaobocadanoite@gmail.com. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo