Os Rosado sempre se dividiram pra somar. Essa afirmação foi repetida à exaustão em Mossoró. Sobretudo quando a família dominou, por décadas, a política local e até estadual. O clã chegou inclusive a ocupar o Governo do Estado em duas oportunidades: com Dix-Sept Rosado e Rosalba Ciarlini (esposa do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que chegou a presidir a Assembleia Legislativa).
No plano local, os Rosado formaram dois grupos políticos fortes: Rosalbismo e Sandrismo.
O Rosalbismo conquistou a prefeitura de Mossoró 5 vezes, o Senado e o Governo do Estado. Além de mandatos na Câmara Federal.
O Sandrismo ocupou a prefeitura em pouco mais de 100 dias quando da morte de Dix-huit Rosado, e mandatos na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Atualmente, nenhum dos grupos mantém qualquer cargo eletivo. A última conquista, com Larissa eleita vereadora em 2020, foi interrompida pela Justiça Eleitoral por problemas com a cota de gênero.
Nas eleições atuais, há apenas uma candidatura com DNA Rosado: a de Tarcisinho Show, que sequer usa o sobrenome famoso da política local.
No pleito deste ano, os Rosado estão em 3 palanques diferentes: Rosalbismo está com Genivan (PL), o Sandrismo com Lawrence (PSDB) e Tarcisinho é candidato por um partido que apoia Allyson Bezerra (UB). Se era divisão que garantia sucesso aos Rosado, a eleição de 2024 é uma prova e tanto.

Foto: Mossoró Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Volta ao Topo