A múltipla divisão dos Rosado nas eleições de 2024

por Ugmar Nogueira
A+A-
Reiniciar

Os Rosado sempre se dividiram pra somar. Essa afirmação foi repetida à exaustão em Mossoró. Sobretudo quando a família dominou, por décadas, a política local e até estadual. O clã chegou inclusive a ocupar o Governo do Estado em duas oportunidades: com Dix-Sept Rosado e Rosalba Ciarlini (esposa do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, que chegou a presidir a Assembleia Legislativa).
No plano local, os Rosado formaram dois grupos políticos fortes: Rosalbismo e Sandrismo.
O Rosalbismo conquistou a prefeitura de Mossoró 5 vezes, o Senado e o Governo do Estado. Além de mandatos na Câmara Federal.
O Sandrismo ocupou a prefeitura em pouco mais de 100 dias quando da morte de Dix-huit Rosado, e mandatos na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Atualmente, nenhum dos grupos mantém qualquer cargo eletivo. A última conquista, com Larissa eleita vereadora em 2020, foi interrompida pela Justiça Eleitoral por problemas com a cota de gênero.
Nas eleições atuais, há apenas uma candidatura com DNA Rosado: a de Tarcisinho Show, que sequer usa o sobrenome famoso da política local.
No pleito deste ano, os Rosado estão em 3 palanques diferentes: Rosalbismo está com Genivan (PL), o Sandrismo com Lawrence (PSDB) e Tarcisinho é candidato por um partido que apoia Allyson Bezerra (UB). Se era divisão que garantia sucesso aos Rosado, a eleição de 2024 é uma prova e tanto.

Foto: Mossoró Hoje

Publicidade

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

* Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio dos seus dados por este site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode optar por não participar se desejar. Aceitar Leia mais